Os usuários de trem da CPTM em Ferraz de Vasconcelos podem conferir de perto os trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal com a exposição dos projetos “Cultura Afro-Brasileira” e “Povos Indígenas”, promovido pela Secretaria de Educação. A mostra ficará disponível até a próxima semana.
Lançada nessa última terça-feira (5), a ação contou com a presença do prefeito em exercício, Daniel Balke, a secretária da pasta, Paula Trevizolli, gestores municipais e familiares que conferiram a apresentação musical das crianças da Emeb Adelino Gomes, trazendo à tona um diálogo educacional, com a luta pelo respeito e igualdade.
A exposição atingiu mais de 20 mil estudantes, desde a educação básica até o último ano do ensino fundamental, que contribuíram com trabalhos e atividades de uma personalidade da cultura afro-brasileira.
Os professores foram multiplicadores da temática, que durante os últimos meses, participaram das formações continuadas do projeto. A coordenadoria pedagógica indicou os livros e conteúdos para serem utilizados em aula, com atividades que ensinaram os caminhos para a construção de uma educação multicultural com diferentes perspectivas, consciência política e histórica, ensino com experiências de vida, perspectiva positiva da negritude, respeito ao outro com valorização da diversidade, entre outros.
“As relações étnico-raciais, construídas entre professores, gestores e comunidade escolar sendo base da formação, promove mudanças significativas quando baseadas em princípios e valores democráticos, garantindo ao cidadão uma bagagem livre de pré-conceitos e falsas crenças”, destaca a titular da Educação, Paula Trevizolli.