Evento busca mapear e divulgar as rotas turísticas do Estado
O Sebrae-SP no Alto Tietê participou da etapa Mogi das Cruzes do Programa Sabor de São Paulo, promovida nesta sexta-feira (8/11), no Parque Leon Feffer. O evento reuniu uma série de palestras voltadas para empreendedores da área do turismo e da gastronomia regional, com foco no desenvolvimento dos produtos e serviços locais. A iniciativa é promovida pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).
A 11ª Rota Gastronômica, realizada na área, abrange as Regiões Turísticas Nascentes do Tietê e Entre Serras e Águas. “No território de nosso escritório regional abrigamos três Municípios de Interesse Turístico (MITs) – Guararema, Mogi das Cruzes e Poá -, além da Estância Turística de Salesópolis. O Sebrae-SP tem apresentado soluções e fomentado o setor que tem muito espaço para crescer. Eventos como o Sabor de São Paulo são importantes para divulgar os atrativos e capacitar os empreendedores”, destacou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.
Ao longo do evento foram desenvolvidos temas que apoiam o dia a dia dos empresários e apresentam inovações que podem ser aplicadas nos negócios, como turismo gastronômico, produtores artesanais e selos de inspeção. O Sebrae-SP no Alto Tietê participou com a palestra “Atendimento ao Cliente: agregando valor ao meu negócio”, apresentada pelo consultor de negócios do Sebrae-SP, Marcio Barbosa.
“A gastronomia é um ponto forte do turismo, pois a pessoa pode visitar uma cidade e não adquirir um produto, mas com certeza vai consumir em um restaurante. Apostar em cardápios que tenham pratos regionais e tradicionais, como em nosso caso, o afogado, é uma maneira de valorizar os produtos e produtores locais, além de agregar valor ao seu negócio. Isso sem contar que o ramo de alimentação é um dos principais geradores de emprego e renda”, apontou Barbosa.
O Programa Sabor de São Paulo é uma parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que tem o objetivo de aprimorar os negócios, mapear e identificar produtores e restaurantes, assim como fortalecer as rotas turísticas do Estado.