Reunião realizada no Cineteatro Wilma Bentivegna foi marcada pela exposição de dados e projetos em prol de avanços no apoio à população em situação de vulnerabilidade
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social promoveu o segundo encontro da edição de 2023 da Jornada de Informações Sociais de Suzano (JIS) ao longo desta sexta-feira (30/06), no Cineteatro Wilma Bentivegna. Com a presença de servidores municipais, trabalhadores sociais e entidades parceiras da cidade e da região do Alto Tietê, a pasta apresentou importantes novidades voltadas para a promoção de apoio à população em situação de vulnerabilidade.
Com a presença do chefe da pasta, Geraldo Garippo, a secretaria abriu os trabalhos no período da manhã com a apresentação dos serviços de atendimento, como o Cadastro Único (CadÚnico) e as unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), além das ações feitas em conjunto com as entidades parceiras.
O destaque da jornada foi apresentado durante a manhã pelo analista de geoprocessamento do grupo Imagem, Nuno Resende. A novidade em questão é o novo Painel de Informações Sociais, que está disponível para todos os públicos no site oficial da prefeitura (suzano.sp.gov.br) desde a última quarta-feira (28/06). O novo portal tem como base as informações registradas no Cadastro Único para oferecer uma leitura geolocalizada acerca da população cadastrada em toda a área do município com base nas regiões de atendimentos do Cras, incluindo perfil econômico, escolaridade, ocupacional, sexo, faixa etária e raça.
Distribuída pelo grupo Imagem, a plataforma usa o sistema ArcGIS, formulado pela empresa americana Esri, que também contribui no município com suporte em projetos das Secretarias de Meio Ambiente e Planejamento Urbano e Habitação.
Segundo a gerente de projetos do grupo Imagem, Luciana Avelisio, a parceria com a administração pública potencializa a leitura de dados em conjunto pelas várias áreas da prefeitura, o que confere um importante aporte para o desenvolvimento de políticas específicas. “Em Suzano, contar com o apoio da prefeitura está sendo essencial para que tenhamos a oportunidade de fazer um levantamento quantitativo que permite apresentar um laudo completo de dados no site oficial, o que pode ser um verdadeiro case de sucesso”, comentou.
Segundo Garippo, o trabalho em prol do próximo inclui um desdobramento de todas as partes para garantir ganhos sólidos a longo prazo. “Na administração pública, uma gestão é transitória, mas iniciativas como esta tem potencial de fazer a diferença por muitos e muitos anos na cidade. Pensar em uma estrutura útil para o fomento de trabalhos diversos, como projetos e programas sociais, nos permite ter maior clareza para sermos assertivos e conferir o suporte a quem mais precisa”, relatou.
Já no período da tarde, a equipe do Setor de Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) apresentou a segunda edição do Boletim de Informações Sociais (BIS), abordando a necessidade de aprofundamento da gestão das informações sobre os atendimentos de assistência social em serviços executados em parceria com diversas organizações sociais, expondo ainda um conjunto de informações para subsidiar a preparação para os eixos de debate da 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, a ser realizada no dia 11 de julho (terça-feira).
A jornada, que já teve seu primeiro encontro realizado no dia 5 de maio, ainda terá outros dois encontros neste ano. O terceiro acontecerá em 29 de setembro, tendo como foco a apresentação de novos dados do Cadastro Único analisados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP), no âmbito do Acordo de Cooperação entre a entidade e a secretaria, tendo ainda uma oficina para organizar e sistematizar sugestões para a gestão do trabalho e a vigilância socioassistencial no município em 2024. O quarto e último encontro do ano, no dia 15 de dezembro, será dedicado à avaliação da prévia dos resultados de atendimentos socioassistenciais em 2023 e pela validação do planejamento de 2024.
“Estamos falando de uma ação planejada que servirá para atualizarmos o andamento dos serviços sociais entre servidores, assistentes e colaboradores, garantindo assim um melhor fluxo de atendimento à população em situação de vulnerabilidade”, concluiu Garippo.
Na ocasião, ainda estiveram presentes os diretores da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, Regiane Borges e Carlos Araújo; o coordenador da Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação, Márcio Martins; a coordenadora do CadÚnico em Suzano, Cintia Barros, e o professor Adriano Maniçoba, do IFSP.
Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano