InícioMogi das cruzesCâmara entrega “Honra ao Mérito” ao maestro Gleberson Moraes Santana

Câmara entrega “Honra ao Mérito” ao maestro Gleberson Moraes Santana

Em sessão solene nesta quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou o título de “Honra ao Mérito” ao maestro Gleberson Moraes Santana. A cerimônia atende ao Decreto Legislativo n°. 170/2023, de autoria do vereador Carlos Lucarefski (PV).

A homenagem tem como propósito prestar reconhecimento ao trabalho de educação musical desenvolvido pelo regente junto a crianças e jovens do Município.

Gleberson Santana é monitor do projeto “Pra ver a banda passar” por meio da Afabamc (Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). Nessa iniciativa, ele dá aulas de músicas para alunos da Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, e na Escola Estadual Sylvia Mafra Machado, no Alto do Ipiranga.

Além disso, Santana é maestro da banda Lira Suzanense, tradicional grupo musical de Suzano. Santana é ainda clarinetista, saxofonista e professor de madeiras.

Apesar de jovem, Gleberson Santana já passou por grupos e escolas musicais consagrados de Mogi e Região, tais como:

• Corporação Musical Santa Cecília;

• Escola de Música Sawaya;

• Escola de Música Fama Master;

• Projeto Irmãs Ursulinas;

• Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes;

• Lira Suzanense.

A mesa diretiva dos trabalhos legislativos foi composta por Leandro Bassini, secretário Municipal de Educação de Suzano — em representação ao prefeito susanense Rodrigo Ashiuchi (PL) —, Eliana Almeida, diretora da Escola Estadual Prof.ª Sylvia Mafra Machado, Alessandra Sabino, vice-diretora da mesma instituição de ensino, e Allan Caetano de Paula, maestro e chefe de Divisão da Secretaria de Educação de Mogi. Conduziram a cerimônia o presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE), e o vereador Lucarefski, autor da homenagem.

Lucarefski falou sobre as razões que lhe inspiraram a prestar o tributo. “Sinto-me extremamente honrado em ter escolhido fazer essa homenagem. O maestro Gleberson sempre atuou como regente na área social, em escolas e igrejas. Estamos fazendo nesta noite um reconhecimento dessa importante missão: mudar o futuro de nossas crianças e jovens”.

Eliana Almeida, diretora da E. E. Sylvia Machado, também elogiou a homenagem. “Esta é uma noite muito feliz. O maestro merece todo esse carinho pelo trabalho prestado na nossa comunidade, que é carente. Ele faz uma obra brilhante, que está transformando não somente a escola, mas todo seu entorno”.

Leandro Bassini, secretário Municipal de Educação de Suzano, disse que a educação musical necessita de espaço na sociedade. “Esse título foi muito bem-vindo. O trabalho de educação musical precisa de visibilidade. É um meio de transformação de vidas, como a professora Eliana muito bem falou. Os jovens já estão se preparando para ingressar na carreira artística”.

O maestro Gleberson agradeceu a homenagem. “Muito obrigado, vereador Lucarefski. Fico feliz em poder transformar o ambiente escolar com a música. É muito prazeroso ver tudo isso acontecer. Tenho orgulho de participar do projeto ‘Pra ver a banda passar’. Agradeço ao apoio dos meus professores, da minha família, dos amigos, das minhas filhas, dos meus pastores, enfim. Ficaria a noite inteira para lembrar de todos”.

Por fim, falou Furlan, o presidente da Câmara. “Estamos finalizando uma noite muito especial. Foi muito bom exaltar nosso maestro e professor, e também os alunos da Escola Sylvia. Minha vida sempre foi ligada ao esporte. Vim parar na política por causa do esporte. Falo isso porque a cultura e o esporte são muito parecidos. Podem mudar destinos literalmente. É bom demais ver nossas galerias cheias de gente inspirada pela música e pela arte. Vocês são pessoas valiosas para a transformação da nossa Cidade”, disse.

Além da homenagem ao maestro Gleberson, a Casa de Leis mogiana aprovou, no começo deste mês, por unanimidade, o Requerimento n°. 79/2023, que concedeu “Votos de Aplausos e Congratulações” à fanfarra da Escola Estadual Prof.ª Sylvia Mafra Machado. Essa foi mais uma iniciativa parlamentar do vereador Lucarefski.

Em obediência a esse documento legislativo, alunos que participam do grupo musical receberam certificados de Honra ao Mérito pelas apresentações que vêm desenvolvendo dentro e fora da Cidade. Durante a cerimônia desta noite, os estudantes tocaram e cantaram para enaltecer a honraria concedida ao maestro e professor.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher