Em sessão solene nesta quinta-feira (29), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes outorgou o título de “Honra ao Mérito” ao maestro Gleberson Moraes Santana. A cerimônia atende ao Decreto Legislativo n°. 170/2023, de autoria do vereador Carlos Lucarefski (PV).
A homenagem tem como propósito prestar reconhecimento ao trabalho de educação musical desenvolvido pelo regente junto a crianças e jovens do Município.
Gleberson Santana é monitor do projeto “Pra ver a banda passar” por meio da Afabamc (Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes). Nessa iniciativa, ele dá aulas de músicas para alunos da Escola Municipal Professora Cleonice Feliciano, no Jardim Piatã, e na Escola Estadual Sylvia Mafra Machado, no Alto do Ipiranga.
Além disso, Santana é maestro da banda Lira Suzanense, tradicional grupo musical de Suzano. Santana é ainda clarinetista, saxofonista e professor de madeiras.
Apesar de jovem, Gleberson Santana já passou por grupos e escolas musicais consagrados de Mogi e Região, tais como:
• Corporação Musical Santa Cecília;
• Escola de Música Sawaya;
• Escola de Música Fama Master;
• Projeto Irmãs Ursulinas;
• Banda Sinfônica Jovem de Mogi das Cruzes;
• Lira Suzanense.
A mesa diretiva dos trabalhos legislativos foi composta por Leandro Bassini, secretário Municipal de Educação de Suzano — em representação ao prefeito susanense Rodrigo Ashiuchi (PL) —, Eliana Almeida, diretora da Escola Estadual Prof.ª Sylvia Mafra Machado, Alessandra Sabino, vice-diretora da mesma instituição de ensino, e Allan Caetano de Paula, maestro e chefe de Divisão da Secretaria de Educação de Mogi. Conduziram a cerimônia o presidente da Casa de Leis, Marcos Furlan (PODE), e o vereador Lucarefski, autor da homenagem.
Lucarefski falou sobre as razões que lhe inspiraram a prestar o tributo. “Sinto-me extremamente honrado em ter escolhido fazer essa homenagem. O maestro Gleberson sempre atuou como regente na área social, em escolas e igrejas. Estamos fazendo nesta noite um reconhecimento dessa importante missão: mudar o futuro de nossas crianças e jovens”.
Eliana Almeida, diretora da E. E. Sylvia Machado, também elogiou a homenagem. “Esta é uma noite muito feliz. O maestro merece todo esse carinho pelo trabalho prestado na nossa comunidade, que é carente. Ele faz uma obra brilhante, que está transformando não somente a escola, mas todo seu entorno”.
Leandro Bassini, secretário Municipal de Educação de Suzano, disse que a educação musical necessita de espaço na sociedade. “Esse título foi muito bem-vindo. O trabalho de educação musical precisa de visibilidade. É um meio de transformação de vidas, como a professora Eliana muito bem falou. Os jovens já estão se preparando para ingressar na carreira artística”.
O maestro Gleberson agradeceu a homenagem. “Muito obrigado, vereador Lucarefski. Fico feliz em poder transformar o ambiente escolar com a música. É muito prazeroso ver tudo isso acontecer. Tenho orgulho de participar do projeto ‘Pra ver a banda passar’. Agradeço ao apoio dos meus professores, da minha família, dos amigos, das minhas filhas, dos meus pastores, enfim. Ficaria a noite inteira para lembrar de todos”.
Por fim, falou Furlan, o presidente da Câmara. “Estamos finalizando uma noite muito especial. Foi muito bom exaltar nosso maestro e professor, e também os alunos da Escola Sylvia. Minha vida sempre foi ligada ao esporte. Vim parar na política por causa do esporte. Falo isso porque a cultura e o esporte são muito parecidos. Podem mudar destinos literalmente. É bom demais ver nossas galerias cheias de gente inspirada pela música e pela arte. Vocês são pessoas valiosas para a transformação da nossa Cidade”, disse.
Além da homenagem ao maestro Gleberson, a Casa de Leis mogiana aprovou, no começo deste mês, por unanimidade, o Requerimento n°. 79/2023, que concedeu “Votos de Aplausos e Congratulações” à fanfarra da Escola Estadual Prof.ª Sylvia Mafra Machado. Essa foi mais uma iniciativa parlamentar do vereador Lucarefski.
Em obediência a esse documento legislativo, alunos que participam do grupo musical receberam certificados de Honra ao Mérito pelas apresentações que vêm desenvolvendo dentro e fora da Cidade. Durante a cerimônia desta noite, os estudantes tocaram e cantaram para enaltecer a honraria concedida ao maestro e professor.