Competições foram realizadas no sábado (23/11) nas modalidades futsal, futebol de campo, natação e basquete em três locais de Suzano
O fim de semana foi movimentado nos equipamentos administrados pela Secretaria de Esportes e Lazer de Suzano. Ao menos quatro grandes eventos foram sediados pelos espaços públicos da pasta no último sábado (23/11), promovendo integração e aguçando o espírito competitivo de atletas de diversas faixas etárias que integram as modalidades futsal, futebol de campo, natação e basquete.
O dia começou com um grande torneio no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Professor David Ramos Trinca, que fica no Jardim Santa Inês. A competição de futsal contou com cem alunos acompanhados pela pasta, de 6 a 17 anos, que foram divididos em quatro turmas. Os jogos atravessaram o sábado, levando familiares e amigos dos atletas ao equipamento, que recebe cerca de 1,5 mil pessoas por mês.
Além do futsal, o CIE concentra mais dez modalidades: atletismo, basquete, basquete 3×3, judô, handebol, dama e xadrez, vôlei, zumba, funcional e ritmos. O equipamento representa um marco para o desenvolvimento de atletas iniciantes e fica na esquina das ruas Guilherme Garijo e Vicente Scálice, no Jardim Santa Inês.
Um pouco mais tarde, o Estádio Municipal Francisco Marques Figueira, o Suzanão, recebeu as finais das categorias Legends e Masters do torneio de futebol de campo promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e pela Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP). A competição contou com mais de 70 equipes e, no último sábado, foi concluída com as finais entre os times Centro e Jabudema (pela categoria Legends) e São Bernardo do Campo e Guarubatão (pela categoria Masters).
O Suzanão recebe grandes eventos e, anualmente, abriga as finais dos campeonatos amadores da cidade. O local também é a casa dos times profissionais do município, o União Suzano Atlético Clube (Usac) e o Esporte Clube União Suzano (Ecus), e nos últimos anos vem sendo sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, principal competição de futebol de base do país. O estádio fica na avenida Taiaçupeba, 1.644, no Jardim Colorado.
Por fim, o Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, recebeu competições de duas modalidades diferentes. O sábado começou na água com o Festival Solidário de Natação, promovido pela Associação Suzanense de Esportes Aquáticos (Asea) em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer. No total, 250 crianças participaram da iniciativa desta que é uma das mais populares modalidades esportivas da cidade, contando com 5,5 mil alunos, somando natação e hidroginástica.
Em seguida, alunos da Vulpes Treinamento Esportivo realizaram jogos de basquete utilizando a quadra do complexo. O Portelão recebe essas e outras modalidades esportivas, sendo também um importante equipamento que carrega a vitoriosa história do Suzano Vôlei. O complexo fica na rua Barão de Jaceguai, 375, no centro.
O secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior, enalteceu os equipamentos e os colocou à disposição da população. “Nossa cidade é muito privilegiada por ter tantos espaços que promovem o esporte e a cidadania. Fico feliz em ver que tantas pessoas procuram nossas modalidades e utilizam as quadras, piscinas, campos e toda a excelente estrutura que temos. Esses equipamentos são dos moradores e esportistas do nosso município e devem ser sempre utilizados por eles”, declarou o chefe da pasta.
Já o prefeito Rodrigo Ashiuchi, que acompanhou as atividades no fim de semana, destacou o cuidado que a gestão teve com os equipamentos ao longo dos últimos anos. “O Suzanão e o Portelão passaram por grandes reformas e, no início deste ano, entregamos o CIE Santa Inês para os moradores da região norte. Ficamos muito felizes com a adesão que temos nesses espaços. Eles estão bem cuidados e são de toda a população suzanense”, afirmou o chefe do Executivo.