InícioItaquaquecetubaEducação de Itaquá conquista Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização

Educação de Itaquá conquista Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização

Iniciativa do MEC reconhece práticas de excelência

A Secretaria de Educação Itaquaquecetuba celebrou mais uma conquista por meio de programas que destacam o desenvolvimento no sistema público municipal de ensino. A cidade foi classificada com o Ouro no Selo Compromisso Nacional com a Alfabetização, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa reconhecer gestões estaduais, municipais e distritais que implementam práticas de excelência voltadas à alfabetização com o objetivo de estimular a adoção de políticas públicas, programas inovadores e estratégias eficazes que contribuam para o cumprimento das metas de alfabetização previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.

A finalidade é garantir o direito à alfabetização de estudantes até o final do 2º ano do ensino fundamental com foco na recuperação das aprendizagens das crianças no 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia da Covid-19. O selo está dividido em três categorias: bronze, prata e ouro, sendo a última concedida para os municípios que atingiram entre 85 e 100 pontos.

“Alcançamos 91 pontos e o resultado reflete o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na educação de nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, destacando que a pasta participa do programa desde 2023 e, ao longo deste ano, realizou ações pertinentes aos 20 itens propostos.  

Entre os princípios, destaca-se a promoção da equidade educacional, socioeconômica, étnico racial e de gênero, a colaboração entre os entes federativos, o fortalecimento das formas de cooperação entre estado e município, melhora na infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas, oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e materiais pedagógicos para professores, sistemas de avaliação da alfabetização e estratégias formativas.

“Esse é mais um resultado do nosso constante trabalho. As metas estão sendo alcançadas com muita dedicação e compromisso, direcionando esforços para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher