Iniciativa do MEC reconhece práticas de excelência
A Secretaria de Educação Itaquaquecetuba celebrou mais uma conquista por meio de programas que destacam o desenvolvimento no sistema público municipal de ensino. A cidade foi classificada com o Ouro no Selo Compromisso Nacional com a Alfabetização, que integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A iniciativa do Ministério da Educação (MEC) visa reconhecer gestões estaduais, municipais e distritais que implementam práticas de excelência voltadas à alfabetização com o objetivo de estimular a adoção de políticas públicas, programas inovadores e estratégias eficazes que contribuam para o cumprimento das metas de alfabetização previstas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.
A finalidade é garantir o direito à alfabetização de estudantes até o final do 2º ano do ensino fundamental com foco na recuperação das aprendizagens das crianças no 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia da Covid-19. O selo está dividido em três categorias: bronze, prata e ouro, sendo a última concedida para os municípios que atingiram entre 85 e 100 pontos.
“Alcançamos 91 pontos e o resultado reflete o empenho e a dedicação de todos os envolvidos na educação de nossas crianças”, disse a secretária de Educação, Maria Cristina Perpetuo, destacando que a pasta participa do programa desde 2023 e, ao longo deste ano, realizou ações pertinentes aos 20 itens propostos.
Entre os princípios, destaca-se a promoção da equidade educacional, socioeconômica, étnico racial e de gênero, a colaboração entre os entes federativos, o fortalecimento das formas de cooperação entre estado e município, melhora na infraestrutura física e pedagógica das escolas públicas, oferta de materiais didáticos complementares para estudantes e materiais pedagógicos para professores, sistemas de avaliação da alfabetização e estratégias formativas.
“Esse é mais um resultado do nosso constante trabalho. As metas estão sendo alcançadas com muita dedicação e compromisso, direcionando esforços para alfabetizar na idade certa e recompor a alfabetização nos anos iniciais”, finalizou o prefeito Eduardo Boigues.