Advogada será a primeira figura feminina a assumir o cargo máximo da Ordem em 38 anos de história no município
As eleições para a presidência da 152ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Itaquaquecetuba), realizadas na última quinta-feira (21/11), definiram a vitória da candidata da Chapa 1 (Compromisso e Progresso), Matilde Gomes, que será a única mulher a presidir uma subseção em toda a região do Alto Tietê no triênio 2025/2027. A atual vice-presidente da Ordem em Itaquá também será a primeira figura feminina da história a ser empossada no cargo máximo da entidade no município.
Graduada em Direito pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e pós-graduada em Direito Previdenciário, Direito Civil e Processo Civil e Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, Matilde, que também já foi secretária-adjunta da subseção, foi eleita com 332 votos (71,09%). O grupo vitorioso também elegeu as advogadas Cleópatra Lins Guedes Martins (vice-presidente) e Fernanda Farias (secretária-geral), bem como Edmilson Jorge Soares (secretário-adjunto) e Felipe Perez (tesoureiro) à próxima diretoria.
O resultado confirmou um fato inédito para a subseção de Itaquaquecetuba: a eleição de uma mulher para a presidência. Na história, a OAB Itaquá teve como líderes os advogados João Capeloa Tarento (1986-1993), Aristides Jacob Alvares (1993-2003), Vagner da Costa (2004-2012), Zenival Alves de Lima (2013-2018) e Jairo Saturnino Mendes (2019-2024), e agora, pela primeira vez, a sucessão será ocupada por uma mulher que, inclusive, neste ciclo eleitoral, será a única liderança feminina em todas as subseções do Alto Tietê.
Saturnino parabenizou Matilde e sua chapa pela vitória, ressaltando que a Ordem seguirá avançando no próximo triênio. “Ao longo dos mandatos, a Dra. Matilde sempre foi um braço direito da minha atuação enquanto presidente, portanto, ela não carrega apenas o conhecimento técnico do Direito e a experiência profissional para representar a classe, como também reúne a vivência de uma diretoria que tem o compromisso de servir a advocacia para manter a subseção como uma das melhores do Estado, algo que alcançamos com muito trabalho e que, se Deus quiser, assim seguirá”, pontuou.
Por sua vez, a presidente eleita agradeceu o apoio da classe e reforçou que a manutenção do trabalho feito pelas diretorias anteriores será um diferencial para que a Ordem siga avançando em Itaquaquecetuba. “Com o Dr. Jairo, tivemos uma evolução em todos os aspectos da classe, desde a infraestrutura até o apoio aos inscritos, e não vamos parar por aqui. Como liderança feminina, em uma chapa que também conta com uma vice-presidente mulher, e em nome de toda a diretoria eleita, agradeço a confiança e reforço que hoje e sempre, nosso compromisso é com o progresso da Ordem em Itaquá”, concluiu.