Para promover a sustentabilidade e a conservação ambiental, a Prefeitura de Itaquaquecetuba inaugurou na terça-feira (19) a cooperativa de reciclagem Itaquá Recicla.
O equipamento fará a destinação correta de resíduos sólidos e recicláveis por meio da coleta seletiva implementada no município.A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Boigues, da primeira-dama Mila Prates, que idealizou o projeto em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, secretários, vereadores, munícipes, além de representantes da Peralta Ambiental e do Instituto Raízes do Brasil, que fazem o gerenciamento da cooperativa.
O serviço de coleta porta a porta será realizado de segunda a sábado para recolher materiais como papel, papelão, aço, latão, cobre, vidro, isopor, eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Eles passarão por triagem, separação, prensa e serão vendidos para indústrias. Dessa forma, retornam para a cadeia produtiva sem ir para aterros. “A cooperativa trará inúmeros benefícios ambientais como reduzir a quantidade de resíduos descartados de maneira inadequada, promover a reciclagem e o reaproveitamento de materiais, além de contribuir com a preservação do meio ambiente”, destacou a secretária de Meio Ambiente, Yasmim Zampieri.
“A coleta seletiva porta a porta vai começar de maneira gradual até atender todos os bairros. Os resíduos recolhidos nas casas, assim como os recicláveis descartados nos ecopontos, terão como destino a cooperativa, que também vai gerar renda para os cooperados, que terão emprego formal e um ambiente adequado para realizar as atividades”, ressaltou o prefeito.
O galpão, que fica na rua Sorocaba, 675, na Vila Monte Belo, conta com infraestrutura completa para atender as demandas dos cooperados, dentre elas banheiro, vestiário, copa para alimentação e equipamentos como prensa, balança e esteira para o desenvolvimento das atividades.