InícioFerraz de VasconcelosSecretaria de Educação lança pacto pelo fim do analfabetismo e qualificação da...

Secretaria de Educação lança pacto pelo fim do analfabetismo e qualificação da EJA

Para assegurar o direito à educação para jovens, adultos e idosos, a Secretaria de Educação de Ferraz de Vasconcelos lançou na segunda-feira (18) o “Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos”, que amplia a oferta de matrículas na EJA e eleva a escolaridade. O evento contou com a presença da prefeita Priscila Gambale e convidados especiais.


A campanha é uma política pública construída de forma colaborativa pelo Ministério da Educação (MEC) com a União, os estados, Distrito Federal e municípios. Um dos princípios é movimentar a sociedade civil, engajar lideranças e movimentos sociais para superar os altos níveis de analfabetismo que o país convive.

De acordo com o último Censo Demográfico de 2022, o número de matriculados na EJA reduziu 27% nos últimos cinco anos.
Na cidade de Ferraz de Vasconcelos, o comportamento do analfabetismo também é significativo. Hoje existem no município 5.468 pessoas com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever, em comparação ao número de alfabetizados, com 136.435 pessoas.


Emocionado, o ex-aluno Grinaldo Martino, comemorou a conquista de se formar na Educação de Jovens e Adultos. Em um vídeo cheio de alegria e criatividade, relembrou do passado nordestino cheio de dificuldades e como o retorno aos estudos resgatou sua autoestima e a realização pessoal.


A ONG Oiaeu também marcou presença com a apresentação musical de canções brasileiras que retratam a superação e a luta pelos direitos de todo o cidadão.
Para finalizar, a secretária de Educação, Paula Trevizolli, realizou a leitura e assinatura da carta de compromisso, reafirmando o acordo com uma educação de qualidade para todos. “Nosso objetivo é fortalecer a EJA no sistema municipal de ensino, garantindo que as necessidades específicas desse grupo sejam atendidas. Juntos, podemos ampliar as possibilidades de crescimento profissional e pessoal e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária”, destaca.


O Pacto tem como público alvo jovens, adultos e idosos acima de 18 anos que não terminaram a educação básica ou que não são alfabetizados. As estratégias para expansão, qualificação e alfabetização da EJA
envolvem programas e ações, como o Fundeb; ProJovem Urbano e Campo Saberes da Terra; PBA (Educação Popular); PDDE EJA; Pé de Meia EJA; Programa de Formação Para Profissionais; CadEJA; Novas Diretrizes Operacionais;
Orientações Extracurriculares; Carreira Docente na EJA; Formação Para Gestores e Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Texto: Jamile Matos

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher