Espaço foi criado pela Secretaria de Saúde e pelo Viveiro Municipal, por meio de emenda do vereador Márcio Malt; área será dedicada ao cultivo de plantas medicinais, ornamentais e árvores frutíferas
A Secretaria de Saúde de Suzano e o Viveiro Municipal Tomoe Uemura inauguraram na última sexta-feira (30/06) uma horta comunitária nas instalações da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Maria Inês Pinto dos Santos, no Jardim Revista (rua Santo Antônio, 325). A área será dedicada ao cultivo de plantas medicinais, ornamentais e árvores frutíferas, cujas colheitas serão distribuídas à comunidade.
Na apresentação do espaço, estiveram presentes o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi; o vereador Márcio Alexandre de Souza, o Márcio Malt, que destinou emenda parlamentar para a revitalização do espaço; o diretor do Viveiro Municipal, Marcelo Silva; a diretora do Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), Joyce Moreira; e a gerente da ESF Jardim Revista, Samira da Conceição.
A implantação desse projeto, que também conta com apoio do vereador Lazario Nazare Pedro, o Lázaro de Jesus, tem o objetivo de promover a sustentabilidade e também incentivar a educação ambiental na unidade. Como os itens colhidos serão distribuídos aos moradores, a iniciativa também proporcionará uma alimentação mais saudável aos munícipes. Alunas do grupo de Lian Gong estavam reunidas no local e receberam uma muda de flores e uma suculenta cada. A instrutora da prática oriental e agente comunitária de Saúde, Eliene Sousa Rocha, foi citada pelas autoridades por sua participação na iniciativa.
O diretor do Viveiro Municipal afirmou que é uma grande satisfação poder proporcionar esse trabalho em mais um ponto de Suzano. “Estamos contribuindo não só com a revitalização desse espaço, mas garantindo uma conscientização da população sobre os benefícios de cuidar da natureza, cultivando plantas e preservando o meio ambiente. É uma grande iniciativa, que ajuda os moradores no momento das colheitas”, frisou Silva.
O vereador Márcio Malt falou sobre o aspecto social envolvido nesta iniciativa. “Esse projeto foi executado com muito amor, dedicação e expertise, tornando o resultado surpreendente. A horta não é apenas um espaço verde, mas um local de conexão, aprendizado e cuidado com a saúde. É fruto de união e um compromisso comum de tornar nosso bairro mais saudável. Agradeço ao prefeito Rodrigo Ashiuchi, à gestora do Viveiro Municipal, Larissa Ashiuchi, e ao secretário de Saúde, Pedro Ishi”, ressaltou o parlamentar.
O secretário de Saúde destacou que a concretização desse projeto reforça a parceria entre o Executivo e o Legislativo municipais. “Juntos, oferecemos uma saúde mais acessível e democrática a todos. Por meio do Viveiro Municipal, estamos executando a emenda do vereador Márcio Malt em uma área que passa a ter um grande valor, especialmente pelo zelo do prefeito (Rodrigo Ashiuchi) e da primeira-dama (Larissa Ashiuchi). Conseguimos oferecer mais um espaço para o bem-estar à população”, declarou Ishi.
Crédito das fotos: Glaucia Paulino/Secop Suzano