A Operação Natal Seguro, deflagrada em 30 de novembro, segue firme com os patrulhamentos ostensivos no comércio local, nos bairros e nas zonas urbana e rural da cidade. Neste último sábado, 14 de dezembro, dois homens foram detidos em flagrante por crime ambiental (desmatamento em área preservada). O fato ocorreu no Jardim das Flores e uma retroescavadeira foi apreendida na ação.
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz, por meio de denúncia anônima, as viaturas foram deslocadas até o local supracitado por suspeita de desmatamento de área ambiental permanente da Mata Atlântica, bem como em proximidade de uma área de nascente. Com a chegada da guarda, os mesmos se depararam com uma retroescavadeira que já havia aberto uma grande clareira. Dois homens que estavam no local foram interrogados e, segundo relatos registrados no Boletim de Ocorrência (B.O.), um deles alegou ter retirado apenas capim do local e que pediu para o operador da máquina abrir uma estrada para acesso ao seu lote. Contudo, não foi apresentado os documentos obrigatórios para supressão e arruamento do local, apenas uma cópia de documento sem força de escritura.
Por não reunirem condições técnicas no momento da abordagem para aferirem o impacto ambiental causado pela ação, a máquina foi apreendida de forma administrativa, sendo levada para o Pátio Municipal e o suposto infrator foi autuado em 1.500 UFMs (Unidade Fiscal do Município), que equivale a R$ 200.445,00 (Duzentos mil, quatrocentos e quarenta e cinco reais), conforme artigo 156, inciso II, III e IV, Decreto Municipal 5198/2009.
Diante dos fatos, os homens foram conduzidos até a Delegacia da cidade para prestar depoimentos e, o delegado de plantão, solicitou um exame pericial para mapeamento, no qual mostrará se a área em questão se trata de um local residencial ou de preservação de área permanente.
Vale salientar que a Operação Natal Seguro foi uma solicitação da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Segurança Urbana e Defesa Civil, no qual envolve a GCM e Polícia Militar (PM) em ações conjuntas e coordenadas.
Para denúncias anônimas, basta entrar em contato pelos telefones 4679-4334 e 4677-3112.