Encerrando o ‘Junho Violeta’, Conselho Municipal do Idoso (Comid) contou com apoio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Suzano para orientar entidades parceiras da pasta
O Conselho Municipal do Idoso (Comid) promoveu uma palestra orientativa voltada aos cuidados com o público da terceira idade para assistentes sociais, psicólogos e membros de associações parceiras da Prefeitura de Suzano na última sexta-feira (30/06). A ação teve apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e ocorreu no Espaço dos Conselhos, na região central, servindo como encerramento da campanha “Junho Violeta”, destinada ao combate à violência contra a pessoa idosa.
A ocasião contou com a presença de representantes das entidades Casa de São Vicente de Paulo, Comunidade Kolping do Jardim São José, ONG Vida Nova e Associação Amigos do Parque Alvorada, Umuarama e Jardim Pompeia, além dos integrantes do Centro Dia do Idoso. A orientação foi acompanhada de perto pelo coordenador do Espaço dos Conselhos, o diretor Carlos Araújo, que representou o secretário Geraldo Garippo, e pela presidente do Comid, Eudite Dias da Silva.
Na oportunidade, foi ofertada uma palestra orientativa acerca do tema por meio da conselheira e advogada da 55ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Suzano, Andressa Floriano Bueno. Junto a isso, a pasta apresentou alguns avanços obtidos no trato com o público idoso ao longo dos últimos seis anos, destacando a valia do diálogo entre os diversos agentes sociais junto aos conselheiros do Comid e aos profissionais de entidades e associações que executam serviços de proteção social em diferentes categorias, incluindo demandas de básica, média e alta complexidade.
Araújo afirmou que o trabalho promovido pelas entidades é essencial para garantir uma atuação mais próxima no apoio a este público. “Graças à parceria com essas entidades, nós podemos fortalecer nossos serviços e, de quebra, potencializar a atuação do Comid”, pontuou.
Atuante em Suzano, o Comid executa um trabalho integrado entre a sociedade civil e o Poder Público, conferindo uma rede de atenção e vigilância que permite o acompanhamento de denúncias, a realização de visitas domiciliares e a discussão acerca da implementação e aprimoramento de políticas públicas voltadas à pessoa idosa. “Temos a ciência de que o trabalho em prol do combate à violência contra os idosos não é limitado a um mês, mas, por meio desta ação, podemos conscientizar e melhor orientar os agentes sociais para garantir um atendimento uniforme a este público. Em nome do prefeito Rodrigo Ashiuchi e do secretário Geraldo Garippo, agradeço a colaboração dos presentes”, completou o diretor.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano