Setor ainda garantiu 17 revitalizações no período e conta com quatro obras em andamento atualmente
Nos últimos quase oito anos, a Secretaria Municipal de Saúde realizou a entrega de 13 novos equipamentos públicos à população suzanense, contemplando unidades da atenção primária e da atenção especializada, bem como serviços de urgência e emergência. Além disso, a pasta também garantiu a revitalização de 17 espaços de atendimento e, atualmente, conta com quatro obras em andamento. Os trabalhos asseguram mais conforto, qualidade e dignidade aos acolhimentos do setor.
Entre as entregas conferidas está o inédito Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), conquistado em 2018 a fim de atender às exigências técnicas do Ministério da Saúde para suprir os postos de saúde de maneira estratégica, por meio de sistema informatizado. No mesmo ano houve a entrega da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Brasil, em Palmeiras.
Em 2019, foram inauguradas as USFs Onézia Benedita Miguel, no Jardim Suzanópolis, Maria Inês Pinto dos Santos, no Jardim Revista. Já em 2020 houve a entrega da USF Vereador Marsal Lopes Rosa, na Vila Amorim. Em 2021, o município recebeu a nova UBS Adelzuita Ferreira dos Santos, no Jardim Monte Cristo. No ano seguinte, em abril, também houve a inauguração da UBS Octacilio de Carvalho Schiavi, no Jardim Dona Benta, a custo zero para a prefeitura, por meio de contrapartida via Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV).
Já em 2023, após anos de espera, a pasta garantiu a entrega da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas André de Abreu, a primeira do município, localizada no Jardim Revista. O equipamento oferece atendimentos em clínica médica, pediatria e ortopedia, contando também com 20 leitos e duas ambulâncias. Ainda em 2023, Suzano conquistou a abertura do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), na Vila Amorim. O espaço dispõe de 179 leitos, sendo dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), dedicados ao acolhimento de pacientes encaminhados via Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo (Siresp) – antiga Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) – para atendimento em clínica médica, clínica cirúrgica e ortopedia.
Este ano foi marcado pela inauguração do Polo de Atendimento de Telemedicina, instalado na UPA do Jardim Revista, promovendo consultas relacionadas à psiquiatria na rede municipal. A cidade também garantiu as entregas da Clínica da Mulher Claudete Oliveira dos Santos e da Clínica da Família Dr. André Cano Garcia, serviços inéditos dedicados à atenção especializada. Além disso, houve a implantação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Vita) 24 horas da região, com oito leitos de hospitalidade noturna para a oferta de cuidados às pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas.
Entre as reformas, a municipalidade promoveu serviços importantes no Pronto-Socorro Municipal e no setor de Emergência da unidade; na antiga Santa Casa, atual Hospital e Maternidade de Suzano (HMS), contemplando melhorias no centro cirúrgico e garantindo um novo laboratório de análises clínicas; no consultório odontológico da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae); e nas UBSs Stelina Maria Barbosa (Miguel Badra Alto) e Alzira Pereira Mayer (Jardim Alterópolis) e na USF Doutor Eduardo Nakamura (Miguel Badra Baixo).
Já as revitalizações, com intenso trabalho de recuperação, foram ocorreram no Pronto Atendimento (PA) do distrito de Palmeiras; no Pronto-Socorro Infantil (PSI); nas UBSs Maria de Lourdes Cardoso Mathias (Jardim Vitória), Tabamarajoara e Professor João Olímpio Neto (Parque Residencial Casa Branca), incluindo ainda o Laboratório Municipal; na USF Jardim Europa; no Setor de Controle de Zoonoses; e no Centro de Tisiologia, localizado nas dependências da UBS Prefeito Alberto Nunes Martins – CS II, no centro.
Atualmente, as obras em andamento contemplam a reforma e ampliação da UBS Antonio Augusto Nunes, no Jardim Natal, e as construções da UPA de Palmeiras, da UBS Parque do Colégio e do Hospital Federal, no Jardim Imperador. Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a Saúde está em um novo patamar. “Dedicamos os últimos anos a recuperar serviços e destravar projetos, evoluindo para a entrega de trabalhos inéditos. O momento agora é focar em seguir avançando, com ainda mais acolhimento e qualidade nos atendimentos à população”, destacou.