InícioMogi das cruzes13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta sexta-feira

13ª Conferência Municipal de Assistência Social será realizada nesta sexta-feira

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social promoverão nesta sexta-feira (07/07), das 9h às 17h, a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social. A atividade será realizada no auditório da Universidade de Mogi das Cruzes e terá como tema “Reconstrução do SUAS – o SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

A conferência foi precedida de encontros preparatórios e pré-conferências, realizados nos territórios de referência dos CRAS Centro, Cezar de Souza, Vila Nova União, Jardim Layr, Vila Brasileira e Jundiapeba – CRAS Jundiapeba I e II. Foram mais de 500 participantes dos encontros preparatórios e mais de 600 nas pré-conferências, já tendo como pauta os cinco eixos temáticos definidos pelo Conselho Nacional de Assistência Social.

Das pré-conferências, emergiram propostas em âmbito municipal, estadual e federal, que serão apreciadas e votadas durante a conferência. Também será feita nesta sexta-feira a eleição de delegados e delegadas que vão representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

Os eixos temáticos pré-definidos para as conferências deste ano são: financiamento (eixo 1), controle social (eixo 2), articulação entre os segmentos (eixo 3), serviços, programas e projetos (eixo 4) e benefício de transferência de renda (eixo 5). No primeiro deles, será debatida a importância da transferência de recursos por parte dos governos estadual e federal, para custear as políticas da assistência social, que são um direito de todos que necessitam. No segundo eixo, entrarão em discussão os espaços de participação da população e dos trabalhadores e trabalhadoras, das entidades sociais e do COMAS.

No terceiro eixo, o foco é a importância da participação e do trabalho conjunto entre o poder público e a sociedade civil, em busca sempre de melhores serviços para a população e melhores condições para os trabalhadores. No quarto, o debate se dá em torno dos serviços e programas existentes no município e o quanto eles podem apoiar a população atendida, conforme a diretriz de oferta de proteção social. Já no quinto e último eixo, são discutidos benefícios como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros, o acesso da população a esses programas e, especialmente, como a garantia da segurança de renda pode apoiar e proteger famílias em situação de vulnerabilidade.

O auditório da UMC, onde será realizada a 13ª Conferência Municipal de Assistência Social nesta sexta-feira, fica na avenida Doutor Cândido Xavier de Almeida e Souza, número 200, no Centro Cívico.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher