InícioMapa do TesouroSuzano soma 1,8 mil apartamentos entregues em oito anos de gestão

Suzano soma 1,8 mil apartamentos entregues em oito anos de gestão

Conquistas representam mais avanço e dignidade às famílias contempladas, que agora contam com imóveis próprios após atuação da administração municipal

Ao longo dos últimos oito anos, Suzano garantiu a entrega de 1.820 unidades habitacionais no município por meio de uma grande força-tarefa para destravar empreendimentos importantes que aguardavam por liberação e destinação final às famílias que mais precisam. A conquista, alcançada durante as duas gestões do prefeito Rodrigo Ashiuchi, representa mais avanço e dignidade aos núcleos familiares contemplados.

Todo o trabalho, encabeçado pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, teve início em 2017 com a atualização cadastral das famílias que se inscreveram em programas de moradia popular entre os anos de 2009 e 2016, visando reorganizar o banco de dados e, principalmente, torná-lo mais eficaz, transparente e justo. No ano seguinte, em 2018, a administração concluiu a entrega das chaves dos conjuntos populares Solar das Hortênsias e Solar das Oliveiras, no Jardim Fernandes. Ao todo, foram 440 famílias beneficiadas com moradias construídas por meio do programa federal “Minha Casa, Minha Vida”.

Já em 2019 foi a vez dos 500 apartamentos do Conjunto Residencial Bosque das Flores, no Jardim Europa. O empreendimento também era desacreditado, mas virou realidade com o esforço conjunto da administração municipal com a Caixa Econômica Federal e a Cury Construtora. Na sequência, em 2020, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano realizou a entrega do Residencial Nova América II, totalizando mais 280 unidades pelo “Minha Casa, Minha Vida”.

Em 2023, a administração entregou os 600 apartamentos no Residencial Suzano II, ainda por meio do “Minha Casa, Minha Vida”, no Jardim Europa. A entrega a esses moradores colocou fim a uma intensa luta travada pelo Poder Executivo suzanense para a finalização da obra, iniciada em 2015 e que foi paralisada com mais de 90% de conclusão por conta da saída da empresa responsável. Desde que foram contempladas com a inscrição do projeto junto ao programa federal, em 2009, as famílias do Suzano II conviviam com a incerteza sobre a entrega do condomínio.

Após a empresa deixar o projeto, o local chegou a ser invadido e um processo de reintegração de posse precisou ser realizado, em 2017. A obra foi retomada em março de 2022, com investimentos do governo federal e do governo estadual, por meio do programa “Casa Paulista”. Assim, com muito diálogo, a prefeitura conseguiu a retomada e o projeto finalmente foi concluído.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o caso do Residencial Suzano II ilustra a força-tarefa que a administração municipal exerceu pela pauta da habitação durante este período. “Não foi um trabalho fácil, sendo situações que passaram inúmeros percalços ao longo de décadas. Essa obra é um exemplo de como a nossa cidade e o nosso País precisam funcionar. Tem que ter tratativa entre os governos e, aqui, gostaria de reforçar também os nossos agradecimentos aos deputados André do Prado (estadual) e Marcio Alvino (federal), bem como aos demais parlamentares parceiros”, reforçou.

O chefe do Executivo suzanense pontuou, ainda, a importância da casa própria. “Mais do que um sonho para todas as famílias, garantimos a oportunidade de um futuro melhor. Isso porque cerca de 45% das unidades entregues beneficiaram diretamente moradores de áreas de risco, traduzindo o nosso compromisso com esses núcleos familiares, sobretudo neste período marcado também pelo enfrentamento à pandemia de Covid-19 (coronavírus). Garantir um ambiente salubre e investimentos em relação à Saúde, à Educação e ao Transporte nessas regiões foram essenciais”, finalizou Ashiuchi.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher