Inovação melhora visualização dos motoristas, pois replica as cores nas laterais dos equipamentos, e aumenta segurança dos pedestres com lâmpada no solo
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana está recorrendo à tecnologia para promover experiências inovadoras que visam à segurança de motoristas e pedestres durante os deslocamentos pela cidade. Neste mês de dezembro, foi implantada uma sinalização com luz de LED no semáforo que fica no cruzamento localizado entre as ruas General Francisco Glicério e Campos Salles, nos mesmos moldes daquela já instalada entre a rua Baruel e a avenida Paulo Portela.
A estrutura adicionada aos semáforos busca melhorar a visualização para os motoristas, pois replica as cores vermelha, verde e amarela nas laterais dos equipamentos, e também aumenta a segurança dos pedestres, com a lâmpada no solo, no mesmo espaço onde ficam as rampas de acessibilidade. Esta proposta de inserir a sinalização do semáforo também no chão visa alcançar aqueles que têm o hábito de usar o telefone celular nos momentos em que estão caminhando nas calçadas, nas oportunidades em que estão parados para atravessar as ruas e, inclusive, nas ocasiões que estão atravessando a via ao longo da faixa de pedestre.
Essa tecnologia está em fase experimental para que possa ser aplicada em outros pontos da cidade, especialmente na região central. Para o primeiro semestre de 2025, há a intenção de se implantar esse tipo de sinalização entre as ruas Benjamin Constant e Felício de Camargo, outro ponto de intensa movimentação de veículos e pedestres, conforme também é verificado nos dois cruzamentos que já receberam esta estrutura acessória nos semáforos. A expectativa é de que a inovação possa ser homologada junto à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Claudinei Galo, da Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, ressaltou que a aplicação da luz de LED foi inspirada em um modelo que já vem sendo adotado na China. “Trouxemos essa ideia para cá pois percebemos os problemas que são verificados nas ruas, especialmente pelas pessoas que andam olhando no celular. Nosso objetivo é buscar estratégias que aumentem as possibilidades de visualização da sinalização, diminuindo o risco de acidentes” destacou Galo.