InícioMapa do TesouroSuzano impulsiona sustentabilidade com ‘Governança Digital e Gestão Sem Papel’

Suzano impulsiona sustentabilidade com ‘Governança Digital e Gestão Sem Papel’

Ao longo de seis anos, iniciativa possibilitou a tramitação de mais de 618 mil processos digitais e a economia de 46 toneladas de papel

O programa “Governança Digital e Gestão Sem Papel”, desenvolvido pela Prefeitura de Suzano por meio da Secretaria Municipal de Administração, representa um importante avanço na modernização administrativa e na sustentabilidade. Desde seu lançamento, em 2018, o programa já possibilitou a tramitação de mais de 618 mil processos digitais, otimizando a rotina administrativa e facilitando o acesso a documentos fundamentais tanto para os cidadãos quanto para os servidores municipais. Para a gestão do prefeito Pedro Ishi, que começou em 1º de janeiro (quarta-feira), a meta é manter o padrão já conquistado e premiado.

A proposta foi criada com o objetivo de simplificar a burocracia, tornar os processos administrativos mais transparentes, incentivar práticas sustentáveis e gerar economia para os cofres públicos. Em apenas seis anos, foram alcançados resultados expressivos com a economia de 46 toneladas de papel, o que contribuiu diretamente para a preservação de mais de 800 árvores. Além dos ganhos ambientais, houve uma melhoria na gestão devido à modernização dos procedimentos administrativos. Um exemplo disso é o envio digital de comunicações internas e outros documentos, que agora oferecem rastreabilidade, maior agilidade, padronização e o uso de assinaturas eletrônicas.

Ao comparar os prazos antes e depois da implementação do programa, é possível observar a otimização dos trabalhos. O intervalo para o acompanhamento familiar foi reduzido de 30 para dez dias, tornando o atendimento mais rápido, já o processo da licença-prêmio passou de 180 para 30 dias e a emissão da certidão de tempo de serviços caiu de 30 para cinco dias, facilitando o acesso aos interessados. Além disso, o tempo para obtenção de cópias de processos foi reduzido de 50 para dez dias.

Devido ao sucesso e ao impacto da iniciativa, Suzano foi contemplada com o prêmio “Prefeito Inovador 2024” durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes, realizado no Hub de Inovação Tecnológica de Taubaté em 15 de abril do ano passado. A premiação evidencia o compromisso da gestão com a transformação digital e a inovação, utilizando tecnologias para melhorar a qualidade dos serviços, aumentar a agilidade e reforçar a transparência no atendimento à população.

A secretária Cintia Lira destacou o comprometimento e o trabalho dedicado de sua equipe para viabilizar as iniciativas e transformações realizadas pelo setor público. “Gostaria de expressar minha gratidão pelo compromisso e trabalho de todos que contribuíram para que essas iniciativas saíssem do papel e se tornassem realidade. Desenvolvemos ações importantes que têm trazido resultados positivos para a administração pública, contribuindo para melhorar a rotina de trabalho dos servidores e oferecendo mais praticidade e qualidade nos serviços para a população”, pontuou ela.

Para o prefeito, o “Governança Digital e Gestão Sem Papel” é motivo de orgulho para a cidade e a utilização da iniciativa continuará durante seu mandato. “O programa incentiva práticas mais sustentáveis ao modernizar processos administrativos por meio da digitalização, reduzindo a necessidade de materiais impressos e contribuindo para a diminuição da emissão de carbono. Ao longo dos seis anos de funcionamento, na gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, a iniciativa só trouxe benefícios, trazendo impactos positivos para a rotina da população. Estamos comprometidos em buscar sempre soluções que combinem transparência e responsabilidade ambiental, proporcionando melhor qualidade de vida para nossos cidadãos e garantindo a preservação do meio ambiente para as futuras gerações,” afirmou Pedro Ishi.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher