InícioMapa do TesouroSuzano recolhe mais de mil toneladas de resíduos em coleta seletiva

Suzano recolhe mais de mil toneladas de resíduos em coleta seletiva

Concessionária responsável pelo trabalho porta a porta iniciou atuação no segundo semestre de 2022 e realiza serviço em conjunto com ecopontos e centrais de triagem

A Prefeitura de Suzano, por meio das Secretarias de Meio Ambiente e de Manutenção e Serviços Urbanos, recolheu mais de mil toneladas de resíduos pela coleta seletiva em parceria com a concessionária Renova Suzano, iniciada em agosto de 2022. O balanço mostra a eficiência das equipes que realizam o trabalho porta a porta ao longo da gestão, contribuindo diretamente para a limpeza e organização das ruas da cidade.

Até o fim do ano passado, 996 toneladas de resíduos foram recolhidas das lixeiras e caçambas espalhadas pelo município, representando uma média mensal de 36 toneladas administradas pela coleta seletiva no período. O atendimento com os caminhões da Renova Suzano é realizado porta a porta em residências e condomínios da cidade, cumprindo um cronograma semanal que pode ser consultado por meio do link bit.ly/coletasuzano.

O material recolhido inclui papel, papelão, plásticos, metais, eletroeletrônicos, vidro, embalagem longa vida (tetrapak), canos de PVC, livros e revistas, óleo de fritura e resíduos gerais descartados pela população. Após a remoção, os caminhões têm como destino a Central de Triagem do Jardim Colorado e a Central de Triagem de Recicláveis Dr. Edson Gianuzzi, que fica no bairro Cidade Miguel Badra e é administrada pela Cooperativa Univence.

Esse último equipamento foi inaugurado durante a gestão Rodrigo Ashiuchi, em junho de 2022, homenageando o ex-secretário de Meio Ambiente, Edson Gianuzzi, que faleceu em abril do ano anterior. A iniciativa cumpre o importante papel de reforçar as ações de preservação ambiental e sustentabilidade, utilizando equipamentos que facilitam e reduzem a força humana necessária na triagem, sendo uma referência no setor em escala nacional e atendendo à demanda de resíduos sólidos residenciais que o município produz mensalmente.

Por sua vez, a unidade do Jardim Colorado foi revitalizada em 2021 e tem a função de realizar a triagem preliminar e de área de transbordo dos recicláveis da região onde está instalada e ampliar a capacidade de captação e processamento dos materiais como plástico, metal, papel e vidro, obtidos por meio da coleta seletiva de lixo, até a sua comercialização.

Além de atender aos caminhões que realizam a coleta porta a porta, as centrais recebem ainda resíduos destinados pelos quatro ecopontos distribuídos pela cidade. Esses equipamentos têm o objetivo de facilitar os recebimentos destes materiais, eliminar os pontos de descarte irregular de lixo e, consequentemente, proteger o meio ambiente e a população. Eles ficam no Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186); na Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira); no bairro Cidade Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553); e no Jardim Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183), sendo essa última inaugurada em junho de 2021. Todos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas.

Nos locais podem ser depositados restos da construção civil como tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos, latas de tinta vazia, resíduos provenientes de podas e jardinagem, além de recicláveis como papel, vidro, metal, plástico e isopor. Vale destacar, no entanto, que cada ecoponto recebe um tipo específico de material, desta forma, o munícipe precisa se atentar ao que quer descartar e a unidade correta para tal. A lista de materiais pode ser consultada no link bit.ly/ecopontossuzano.

Para o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Samuel Oliveira, a atuação eficiente dos equipamentos e das equipes de coleta seletiva evita o descarte irregular em diversos locais do município. “Esses equipamentos cumprem um papel fundamental de limpeza e preservação dos espaços públicos, assim como quem atua porta a porta recolhendo os resíduos das residências e condomínios. Estamos falando de um dos trabalhos mais importantes para evitar enchentes na cidade. A atuação em conjunto de todos esses agentes nos ajuda demais no cuidado à nossa população”, avaliou.

Por fim, o prefeito Pedro Ishi enalteceu as equipes das duas pastas e da Renova Suzano que vêm cuidando das ruas da cidade. “Diversos problemas foram evitados com a atuação eficiente das secretarias. Nossa parceria com a Renova é um sucesso, a coleta seletiva funciona com muita eficiência em Suzano e esperamos que assim permaneça durante muitos anos. Ela, somada ao cuidado do Meio Ambiente e às ações da Manutenção, garantem a segurança da população em dias chuvosos”, finalizou o chefe do Poder Executivo.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher