Empreendimento residencial com área comercial marca expansão da avenida Roberto Simonsen; região também terá conexão com futura alça do Rodoanel pela avenida Brasil
A extensão da avenida Roberto Simonsen está em fase de obras, mas o corredor viário já tem movimentado novos investimentos. Além de melhorar a mobilidade na região central, a Prefeitura projeta que a ligação viária será uma nova rota de desenvolvimento econômico em Suzano.
Na avaliação do secretário de Planejamento, Elvis Vieira, esse potencial será ampliado quando o novo corredor se conectar – por meio da avenida Brasil e de um novo viaduto – com a futura alça do Rodoanel. Com isso, será formado um grande eixo viário, tendo a avenida Roberto Simonsen como vetor, até as estradas dos Fernandes e Santa Mônica.
“Será um grande eixo de desenvolvimento, mas também um grande corredor viário estruturado, que faça com que você saia e entre na cidade de forma ágil”, explica o secretário. Ele lembra que essa expansão está planejada no Plano Diretor de Suzano, com a região da Roberto Simonsen inserida em uma Zona Especial de Intervenção Urbanística.
A previsão é de que os primeiros investimentos na área sejam residenciais. Mas a Prefeitura acredita que empreendimentos comerciais e estabelecimentos de serviços também devam se instalar na avenida e seu entorno no médio prazo.
“Essa é uma espécie de operação urbana para criarmos novas centralidades, tornando a cidade mais atrativa para investimentos e empregos. E você cria também um outro instrumento, que é a cidade dos 15 minutos, que a gente chama também de bairros completos”, aponta Vieira.
Investimentos
O secretário de Planejamento acompanhou em novembro o lançamento de um empreendimento que marca essa nova fase da avenida Roberto Simonsen. Exatamente no início do prolongamento da via, será construído um residencial com 248 apartamentos de dois ou três dormitórios.
O lançamento da construtora Sousa Araujo também irá contar com uma galeria comercial e deve movimentar R$ 60 milhões na economia da cidade, valor referente ao VGV (Valor Geral de Vendas) do empreendimento. A obra faz parte da estratégia de ampliação do público da incorporadora, que contempla agora apartamentos de médio e alto padrão.
“Estamos apresentando aqui um novo segmento, mostrando que podemos atingir todos os públicos”, afirma o diretor regional de vendas, Raul Garcia Neto. “Esse é o nosso décimo empreendimento em Suzano e já estamos planejando novos lançamentos para os próximos 12 meses”, aponta o gerente comercial Magno Magalhães.