InícioMogi das cruzesVereadores comemoram reinauguração do Galpão Arthur Netto

Vereadores comemoram reinauguração do Galpão Arthur Netto

O Legislativo de Mogi das Cruzes, na sessão ordinária desta terça-feira (04), aprovou a Moção n°. 94/2023, que consignou votos de aplausos ao Espaço Cultural ‘Galpão Arthur Netto’ pela reinauguração que ocorreu na última sexta-feira (30/06/2023). A iniciativa foi de autoria de Inês Paz (PSOL), Iduigues Martins (PT), prof. Edu Ota (Pode) e do presidente da Casa, Marcos Furlan (Pode).

A reinauguração contou com a presença de diversos artistas, ex-alunos, professores e parceiros, além de atividades culturais, como apresentações musicais, intervenções artísticas, teatro e cultura popular. O Galpão, mesmo após seu fechamento há 3 anos, continuou com atividades de forma online durante a pandemia de Covid-19, atraindo público e audiência.

No ano passado, o Galpão acabou encerrando essas atividades por falta de verba. Inês Paz (PSOL), coautora da homenagem, falou sobre a importância do Projeto. “Estive presente na reabertura, e foi um espetáculo emocionante. Estava lotado, cheio de professores e artistas. Muitas pessoas foram resgatadas por esse projeto. A reinauguração se dá em um momento muito difícil. Arthur Netto [nome do espaço artístico] foi assassinado vítima de homofobia. Hoje, estamos vivendo casos como o do pastor André Valadão, que recomendou a seus fiéis que matassem pessoas LGBTs”.

Iduigues Martins (PT), outro que assina o tributo à arena artística, também falou sobre o retorno das atividades no local. “É um projeto que luta para sobreviver. Isso porque não se submete à cultura consumista. Lá tem boa música, o que há de melhor da nossa cultura. Esse projeto precisa de recursos públicos. Afinal, locais como esse enriquecem a nossa sociedade. Arthur Netto morreu vítima de homofobia, e hoje estão explodindo os casos desse crime.
Falam em matar em nome de Deus. Desejo vida longa ao projeto, mas não podemos dissociar a história do galpão da homofobia, infelizmente”.

Furlan também recordou a morte violenta de Arthur Netto, que hoje empresta seu nome ao Galpão. “Estive na inauguração e vi a alegria contagiante do público. O espaço é tão representativo que as pessoas pensam que é um braço do poder público. Trabalhei dois anos com Arthur Netto, quando éramos office boys. Ele era um entusiasta da arte e, eu, do esporte. Infelizmente, aconteceu aquela barbaridade”.
O vereador Eduardo Ota (PODE) também parabenizou a volta das atividades no Galpão Arthur Netto. “Fiquei muito feliz. Voltei 15 anos no tempo. Foi algo sensacional essa notícia do retorno. Parabenizo a todos que integram esse magnífico projeto”.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher