InícioMapa do TesouroPlanejamento é prioridade para o desenvolvimento de Suzano

Planejamento é prioridade para o desenvolvimento de Suzano

Cidade avança com legislações urbanísticas, planos e estudos pioneiros para se tornar cada vez mais sustentável, moderna e próspera a todos

Desde 2017 Suzano vem em uma sequência de conquistas importantes quanto à atualização e avanço das legislações urbanísticas na cidade. Os instrumentos, indispensáveis para o planejamento e desenvolvimento do município, aliados à elaboração de planos e estudos pioneiros, colocam a cidade em um novo patamar para encarar os futuros desafios da sociedade quanto ao crescimento, mudanças climáticas e o desenvolvimento sustentável.

Ao longo dos últimos oito anos, a gestão do ex-prefeito Rodrigo Ashiuchi se empenhou em atualizar a legislação urbanística da cidade, sendo que logo no primeiro ano garantiu o novo Plano Diretor (Lei Complementar nº 312/2017) de Suzano. O dispositivo legal, com vigência até 2027, permite a criação e o acompanhamento de políticas públicas de desenvolvimento urbano.

O período ainda foi marcado pela regulamentação do Corpo Técnico de Análise do Estudo de Impacto de Vizinhança e do Relatório de Impacto de Vizinhança (CTA-EIV), que já garantiu mais de R$ 60 milhões em investimentos a custo zero para o município, e pela aprovação das leis de Uso Ocupação e Parcelamento do Solo; de Regularização Fundiária Urbana; da Outorga Onerosa do Direito de Construir; do Licenciamento da atividade edilícia por meio do “Projeto Simplificado”; da Estação Rádio-Base, que permite a adesão à tecnologia 5G na cidade; da Zona de Intervenção Urbana A (Zepiu A), para a expansão de novas áreas urbanas em Suzano; das Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis); da Licença para Edificar Automatizada (Leda); e dos Decretos de Tombamento Patrimonial (Zonas Especiais de Preservação Cultural – Zepec), contemplando equipamentos como a Academia de Judô Terazaki, o Conjunto Fazenda Sertão e o primeiro Paço Municipal de Suzano. que fica localizado na rua Campos Salles.

É importante ressaltar que a adequação da legislação municipal permitiu que Suzano se tornasse a única cidade do Alto Tietê a contar com a compatibilização com a Lei Estadual 15.913/2015 de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Alto Tietê Cabeceiras, o que possibilitou à cidade ser um município licenciador, facilitando a aprovação de empreendimentos de baixo e médio impacto nas áreas de mananciais. Antes, para aprovar a construção de uma residência unifamiliar nessas regiões, a espera na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) era de cerca de dois anos. Atualmente, esse intervalo é estimado em apenas 90 dias.

Ao longo da gestão, também foi possível a elaboração de planos que refletem o futuro da cidade a médio e longo prazo. Entre eles estão o Plano de Saneamento, o Plano de Mobilidade, o Plano Municipal da Mata Atlântica, o Plano de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais e o Plano Cicloviário e de Mobilidade Ativa.

Suzano ainda se destaca com uma série de estudos estratégicos e pioneiros desenvolvidos em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU-Mackenzie) e outras instituições internacionais.

Entre os principais conteúdos desenvolvidos estão os estudos para elaboração do Mapa de Ruído e Ilhas de Calor; as recomendações para a estruturação de um Sistema de Áreas Verdes; a realização do evento “Suzano do Amanhã +5”, alusivo à análise dos cinco primeiros anos do Plano Diretor do município; e um estudo de caso com a Universidade de Buffalo, dos Estados Unidos, para a avaliação de propostas de ocupação alinhadas aos requisitos de resiliência e sustentabilidade, a fim de lidar com os eventos extremos relacionados às mudanças climáticas.

Para o prefeito Pedro Ishi, tais avanços promovidos pela Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação garantem mais suporte e conhecimento para os desafios futuros. “A prefeitura busca alinhar Suzano ao desenvolvimento sustentável por meio de uma articulação multidisciplinar que leva em consideração temas como meio ambiente, infância e adolescência, longevidade e gênero, entre outros, para garantir mais qualidade de vida às famílias suzanenses em uma cidade mais justa, gentil, inteligente e próspera para todos”.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher