Prefeito Pedro Ishi recebeu, em seu gabinete, permissionários que ocuparão os boxes destinados ao comércio, que estarão disponíveis a partir das 9 horas
O Mercado Municipal de Suzano, situado entre as ruas Konoe Endo e Nove de Julho, no Jardim Japão, será aberto ao público no dia 18 de janeiro (sábado), às 9 horas, um mês após o equipamento ter sido inaugurado. A definição da data foi confirmada após acordo entre o prefeito Pedro Ishi e os permissionários que ocuparão os boxes destinados ao comércio especializado de comidas e bebidas. De início, serão ofertadas atrações em 12 dos 21 boxes instalados no local.
Para os outros nove espaços, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Geração de Empregos prorrogou o edital de chamamento público com o objetivo de receber propostas para a ocupação. Os envelopes serão recebidos até 10 de fevereiro, às 16 horas, no Centro Unificado de Serviços (Centrus) da região central, que fica na avenida Paulo Portela, 210, na região central, cujo modelo por ser visulizado pelo link bit.ly/ModeloMercadoMunicipal. Os detalhes deste processo também foram tratados no encontro, que contou com a presença do titular da pasta, Mauro Vaz, e do presidente da Associação dos Permissionários do Mercado Municipal de Suzano, Roberto Tavares.
O novo equipamento promoverá uma integração com o conjunto de opções oferecidas no Largo da Feira (rua Benjamin Constant, 1930 – Centro). O objetivo é fazer deste polo o destino recomendado para compra de produtos específicos relacionados à gastronomia, incluindo itens gourmets e da culinária internacional.
Conforme foi expresso no primeiro chamamento público realizado em outubro de 2024, destinado ao credenciamento das empresas interessadas, ficou determinado que seriam selecionadas as propostas que atendessem melhor aos critérios exigidos, que incluíam o plano de negócio, o projeto arquitetônico e a capacidade técnica. A partir dos envelopes recebidos, foi definida a seguinte disposição do centro de compras: box 1 – açaí, sorvetes e doces; box 5 – café e paẽs artesanais; box 8 – pastel e salgados; box 9 – lanches shawarma (sanduíche árabe com carne, alface e tomate); box 10 – milk shake, donuts e salgados; boxes 11 e 12 – temperos, ervas e adega; box 13 – empório (oferta de produtos gourmets, secos e molhados); box 14 – institucional; boxes 16 e 18 – hortifruti; e box 20 – empório e massas.
A reunião dessas atrações em um único espaço, coberto e com 771,85 metros quadrados (m²), indica a representatividade do Mercado Municipal para a cidade, que foi implantado em um local estratégico de Suzano, ao lado do Largo da Feira, próximo à Delegacia Central de Polícia, ao centro e a bairros como Jardim Nena, Parque Santa Rosa e Jardim Anzai, entre outros, podendo ser facilmente acessado por vias como as ruas Benjamin Constant, General Francisco Glicério, Sete de Setembro, Regina Cabalau Mendonça e Nove de Julho, assim como pela avenida Armando Salles de Oliveira.
O novo polo comercial deve atrair visitantes de toda a região, para que moradores de Suzano e dos municípios vizinhos possam conhecer o que é produzido e vendido na cidade. Nos boxes, além dos produtos já definidos, ainda deverão ser oferecidas opções de grãos, especiarias, cervejas, comida oriental e mercearia. A proposta é dar oportunidade aos comerciantes de diferentes ramos de atuação, que oferecerão aos consumidores atrações da culinária local, nacional e até de fora do país.
O Mercado Municipal funcionará diariamente, exceto às segundas-feiras: terça, das 9 às 18 horas; quarta, das 9 às 21 horas (período de funcionamento estendido em razão da Feira Noturna ao lado neste dia); quinta e sexta, das 9 às 18 horas; sábado, das 9 às 16 horas; e domingo, das 9 às 13 horas.
O secretário Mauro Vaz destacou que o novo centro será um ponto de atração turística da cidade. “Teremos um local de referência, com produtos diferenciados da gastronomia. A integração com o Largo da Feira permitirá uma movimentação expressiva tanto nos dias úteis como no fim de semana. Certamente, o espaço estará na rota da expansão turística que estamos buscando para a cidade. É mais uma ótima oportunidade para valorizarmos o que é de Suzano e mostrarmos os produtos sofisticados que desenvolvemos por aqui”, ressaltou o chefe da pasta.
O prefeito Pedro Ishi afirmou que este novo polo comercial deverá atrair visitantes de toda a região. “Moradores de Suzano e dos municípios vizinhos poderão conhecer a gastronomia da cidade. O Mercado Municipal será um equipamento simbólico, totalmente adaptado à realidade de hoje. A proposta é disponibilizar boxes com uma grande variedade de produtos, como grãos, especiarias e hortifrutigranjeiros”, disse.