Representantes da Prefeitura de Mogi das Cruzes se reuniram nesta quarta-feira (05/07) com membros da Ciesp/ Fiesp, para discutir possíveis parcerias em prol do desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade.
A reunião foi demandada pelo prefeito Caio Cunha e contou com a participação do chefe de Gabinete, Gabriel Bastianelli, do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Claudemir de Menezes, do coordenador de Análises e Gestão de Dados, Thiago Florencio, do consultor de Assuntos Estratégicos, José Valverde e do diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco da Silva Caseiro.
O encontro foi realizado na sede da Fiesp/Ciesp e os representantes do município foram recepcionados pelo presidente do Ciesp, Rafael Cervone. Durante a reunião, foram abordados temas como inteligência de mercado, defesa comercial e dados sobre a indústria local.
Gabriel Bastianelli, chefe de Gabinete da Prefeitura de Mogi, destacou a importância da implementação de tecnologias e gestão de dados. “Isso é fundamental, pois nos possibilita direcionar ações para o desenvolvimento de setores vocacionais e dinâmicos da cidade. Estamos entusiasmados com as possibilidades de parceria entre a Prefeitura e o Ciesp/Fiesp”, comentou.
Renato Corona, superintendente de Departamentos da Fiesp, apresentou um algoritmo proprietário da instituição para análise de competitividade setorial e falou sobre a importância de analisar dados como quadrantes da massa salarial, o Valor da Transformação Industrial (VTI) e/ou Valor Adicionado Fiscal (VAF), para entender a dinâmica do setor em relação aos demais.
Thiago Florencio, coordenador de Análises e Gestão de Dados, apresentou dados e indicadores sobre Mogi das Cruzes, evidenciando o crescimento populacional e o aumento do PIB per capita.
Claudemir de Menezes, secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Inovação, destacou a importância de uma pesquisa em parceria com o Ciesp e com a indústria para entender as necessidades e demandas do setor local. “O diálogo com o setor produtivo é essencial para entendermos as necessidades e demandas da indústria local”.
Para Rafael Cervone, presidente do Ciesp, “a reunião foi muito produtiva e mostrou a disposição de ambas as partes em trabalhar juntas para impulsionar o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade”.
Prefeitura e Ciesp se comprometeram a continuar as discussões e buscar possíveis parcerias para o benefício da cidade e da indústria local.
A agenda é uma das prioridades da atual gestão, no que diz respeito ao planejamento estratégico em médio e longo prazo, dentro da temática de desenvolvimento econômico, transformação digital e empreendedorismo de maneira eficiente e sustentável. Estes vetores, objetos dos diálogos, geram resultados práticos para o cidadão mogiano, que poderá futuramente acessar mais empregos de qualidade e uma cidade inteligente com serviços públicos de excelência.
“Queremos contribuir para o desenvolvimento econômico e tecnológico da cidade, e a parceria da Prefeitura com o Ciesp/Fiesp é essencial para alcançarmos esse objetivo”, afirmou o diretor regional do Ciesp Alto Tietê, José Francisco da Silva Caseiro.