InícioPoesiaHércules: o diário de um (quase) herói

Hércules: o diário de um (quase) herói

Com quadrinhos divertidos, lançamento middle grade da VR Editora narra missão de um garoto de 11 anos para ser popular, enquanto ele descobre ser filho de Zeus, o maior dos deuses gregos

Para sobreviver ao Ensino Fundamental, Hércules Valente precisa fazer jus ao próprio nome e ficar forte, interessante e popular, como um herói grego. Não mole, pálido e sem graça, como um iogurte grego. Afinal, o primeiro dia de aula do sexto ano é o momento mais importante na reputação de uma pessoa. Pelo menos é nisso que acredita o protagonista do lançamento infantojuvenil Hércules: o diário de um (quase) herói. Escrito por Tom Vaughan, com publicação da VR Editora, o livro traz quadrinhos bem-humorados para contar a saga do garoto em busca da tão sonhada popularidade. Será que ele vai conseguir completar essa missão? 

O “esquema” do adolescente de 11 anos para chamar atenção dos novos colegas é simples – vestir roupas bacanas, agir de maneira descolada e distribuir cartões de visita. Ele só não esperava que usar um gorro de esqui resultaria no apelido de “chapéu de cocô” logo no início das aulas, ou que entraria em uma briga com o valentão da turma. Para reverter essa péssima primeira impressão, o personagem conta com a ajuda dos melhores amigos Pav e Hatty. Eles terão que realizar algumas tarefas para mostrar a todo mundo o quanto o trio é sensacional: 1) capturar o monstro que supostamente vive no lago do colégio e 2) encontrar a gata sumida do Diretor, que também escapou por culpa do Hércules. 

A confusão aumenta quando o menino decide escrever uma carta ao pai biológico, pedindo que ele visite a escola e use a própria fama ao favor do filho. Os dois não se conheciam até então, pois o jovem, criado pela mãe e pelo padrasto, acreditava que o seu genitor era um astro do rock famoso morando na Grécia. A grande surpresa é quando Hércules descobre que o homem misterioso é Zeus, o maior dos deuses gregos. Isso significa que seu pai superpoderoso pode conceder desejos e fazer dele o aluno mais incrível… O problema é que os pedidos mágicos acabam afastando-os dos amigos e padrasto, além de colocar sua mãe na mira de um feitiço. 

Os deuses gregos são complicados. Não dá pra confiar neles. Eles podem dar, mas também podem tirar.  
(Hércules: O diário de um (quase) herói, p. 217) 

Com diálogos divertidos, os quadrinhos são ilustrados por David O’Connell, em uma narrativa engraçada e inteligente que vai conquistar os fãs de Diário de um Banana. Mais do que uma história sobre os dilemas de juventude e curiosidades da mitologia grega, Hércules: o diário de um (quase) herói entrega reflexões sobre bullying, relações familiares, o valor da amizade e a importância da presença paterna (seja ela de sangue ou de coração). Essa leitura vai fazer os leitores da faixa etária middle grade perceberem que mais legal do que ter popularidade é ser você mesmo, com seus verdadeiros amigos e família ao lado. 

Ficha técnica: 
Título: Hércules: O diário de um (quase) herói 
Autor: Tom Vaughan 
Ilustrador: David O’Connell 
Tradutora: Paula Marconi de Lima 
Selo: VR Editora 
ISBN: 978-85-507-0602-3 
Edição/ano: 1ª ed. / janeiro 2025  
Gênero: literatura infantojuvenil  
Idade recomendada: de 10 a 14 anos  
Número de páginas: 288 

obre o autor: Tom Vaughan é jornalista, produtor de televisão e autor de livros infantis. Apesar do sucesso despretensioso nessas três áreas, ele prefere ser lembrado como o homem que tentou, sem sucesso, inventar uma refeição entre o jantar e o café da manhã chamada “rapidinho”. Ele vive em Yorkshire, Inglaterra, com sua esposa e duas pessoinhas desempregadas, também conhecidas como suas filhas. Hércules: o diário de um (quase) herói é seu terceiro livro, depois de Bin Boy e A Gangster Stole My Trunks

Sobre o ilustrador: David O’Connell vive na Inglaterra e é escritor e ilustrador. Trabalha principalmente com livros para crianças e jovens, em especial com livros ilustrados cheios de humor e com ficção juvenil, tendo recebido prêmios por vários deles. 

Sobre a editora: A VR Editora está no Brasil há 25 anos. Tudo começou com a linha de Livros Presentes para ocasiões especiais. Posteriormente, com a entrada da coleção Diário de um Banana em 2008 e se tornando um sucesso de vendas em pouco tempo, a VR Editora tornou-se inspiração quando o assunto é leitura infanto-juvenil, com temas importantes da atualidade apresentados aos pequenos leitores por premiados autores e ilustradores, nacionais e estrangeiros.  

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo on De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos on De mulher para Mulher