InícioMapa do TesouroSuzano inova e se destaca com plataforma de georreferenciamento

Suzano inova e se destaca com plataforma de georreferenciamento

Ferramenta lançada na última gestão contabiliza mais de 45,8 mil certidões emitidas; dispositivo segue indispensável com o prefeito Pedro Ishi

Ao longo dos últimos anos, Suzano inovou com a implantação da plataforma de georreferenciamento de informações GeoSuzano. A ferramenta, apresentada em 2021 na gestão do então prefeito Rodrigo Ashiuchi, é tida como referência quanto ao uso de Location Intelligence na gestão pública contabilizando 15 funcionalidades e 96 camadas de dados, tendo uma média de 26 mil usuários e mais de 45,8 mil certidões emitidas em três anos de operação.

Após focar na necessária atualização do Plano Diretor, a partir de 2017, a cidade intensificou o trabalho de mapeamento do território com novos recursos, que passaram a ser disponibilizados em parceria com empresas especializadas. Os esforços resultaram no lançamento da plataforma GeoSuzano, garantindo mais transparência e agilidade aos usuários na busca de informações georreferenciadas, que estão acessíveis no site oficial da Prefeitura de Suzano (www.suzano.sp.gov.br).

Atualmente, por meio da plataforma ArcGIS, o usuário dispõe de infraestrutura para criar mapas e realizar o download de camadas diretamente do GeoSuzano ou do Infodata, outro importante aplicativo disponibilizado pela Prefeitura de Suzano a fim de democratizar o acesso à informação e transparência para a utilização de dados em pesquisas e trabalhos acadêmicos, que enriquecem o planejamento urbano e ambiental da cidade.

A busca de informações no GeoSuzano permite diferentes análises aprofundadas, incluindo a verificação sobre a possibilidade de desmembramento de lotes. O processo também atua para reduzir a burocracia ao garantir a emissão gratuita da Certidão de Uso e Ocupação do Solo e outros serviços. A ferramenta ainda possibilita a busca ativa no transporte público, em que é disponibilizado uma pesquisa específica de pontos de parada das linhas municipais e intermunicipais.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, o portal recebe acessos de diferentes lugares do Brasil e do mundo, garantindo mais agilidade e transparência nas informações gratuitamente oferecidas aos cidadãos. “O GeoSuzano é uma ferramenta completa para arquitetos, engenheiros, corretores de imóveis e demais profissionais da área, favorecendo a competitividade do município e o estabelecimento de novos negócios na cidade”, destacou.

O GeoSuzano permite a consulta de viabilidade pelo código de Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e de ocupação pelo número de cadastro no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), permitindo a geração de certidões automatizadas e gratuitas, sendo uma grande vantagem do município, conforme explicou o prefeito Pedro Ishi. “Tal facilidade garante mais rapidez nas etapas de implantação de novos negócios em Suzano, sobretudo no processo de consulta de viabilidade, indispensável aos corretores de imóveis na hora de negociar a melhor localização para o cliente”, disse o chefe do Poder Executivo Municipal. 

“Esta ferramenta, que teve início na gestão do prefeito Rodrigo Ashiuchi, coloca a nossa cidade em novo patamar, sendo inclusive uma iniciativa pioneira reconhecida no GovSummit 2022, premiação conferida pela Imagem, empresa líder mundial em Sistemas de Informações Geográficas (GIS)”, pontuou o chefe do Poder Executivo municipal.

Funcionalidades

O GeoSuzano hoje soma 15 ferramentas, contando com atualizações periódicas que visam desburocratizar processos de maneira rápida, transparente e eficiente. Além das funcionalidades já mencionadas, a plataforma também contempla informações do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA) com consultas às áreas propostas para o recebimento de unidades de conservação, reservas legais, áreas prioritárias para recuperação e conservação e pontos de amostragem. É possível ainda verificar a hidrografia do município, as Áreas de Preservação Permanente (APP), os limites da Área de Proteção e Recuperação dos Mananciais Alto Tietê Cabeceiras, entre outros.

O ambiente virtual também oferece dados estratégicos construídos em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o mapa de mobilidade, curvas de nível e visualização de plantas e loteamento, além de facilitar a busca por equipamentos públicos e camadas referentes ao gráfico do Censo (2010). Outra inovação são os tutoriais de uso da plataforma, com vídeos disponíveis no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube por meio do link //bit.ly/TVPrefeituradeSuzano.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher