Primeiro módulo está abordando relação médico-paciente e humanização no atendimento; demais encontros reforçarão instruções sobre outros cinco temas
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Educação Permanente, está iniciando neste mês de janeiro a capacitação em Cardiologia que será ofertada ao longo de todo ano para os médicos que atendem nos 24 postos de saúde da Atenção Básica. O primeiro módulo, que aborda a relação médico-paciente e humanização no atendimento, começou a ser ofertado na última terça-feira (14/01) e será finalizado na próxima semana (21/01), reunindo 60 profissionais na sede do Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), no centro da cidade. A diretora de Atenção à Saúde, Cíntia Steffens Watanabe, participou do encontro inaugural de 2025.
A capacitação está sendo conduzida pelo médico cardiologista da rede municipal, Marco Antônio Ferreira, que trabalhará nesta oportunidade a importância do atendimento humanizado que inclui a empatia, a confiança e a ética durante as consultas e o acompanhamento dos pacientes. Nos demais encontros, que estão programados para os meses de março, maio, julho, setembro e novembro, serão trabalhados os casos clínicos, que são associados respectivamente aos anti-hipertensivos na Saúde Básica, à eletrocardiografia básica, às arritmias e à insuficiência cardíaca, considerando que este último item será discutido em duas oportunidades, tendo em vista a importância do aprofundamento.
Para aproveitar a reunião dos profissionais, a equipe da Atenção à Saúde também reservará, nos dias de capacitação, um tempo determinado para tratar dos temas de necessidade imediata, a exemplo deste primeiro encontro, em que, além da Cardiologia, também está sendo discutido o novo protocolo da dengue, apresentado aos médicos pelas enfermeiras e coordenadoras de áreas técnicas do setor.
Paralelamente à capacitação presencial em Cardiologia, serão implantadas outras funcionalidades educativas, como lives de discussão de casos clínicos, tira-dúvidas e disponibilização de videoaulas em plataforma educativa, que garantirá a continuidade do processo educativo. Em 2024, temas específicos relacionados a outras especialidades como Ortopedia, Dermatologia, Ginecologia e Obstetrícia também já haviam sido incluídos nesse tipo de trabalho.
A diretora da Atenção à Saúde destacou que os médicos que trabalham nos postos estão tendo o suporte necessário para que possam prestar um atendimento cada vez melhor à população. “Entendemos que esses encontros são fundamentais para alinharmos às condutas e os procedimentos a serem cumpridos na nossa rede municipal, de forma que os profissionais que chegam por meio do programa ‘Mais Médicos’ e demais profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde possam proporcionar a assistência que se faz necessária aos moradores, reunindo o conhecimento técnico com o atendimento humanizado”, ressaltou Cíntia.
Por sua vez, o secretário Diego Ferreira afirmou que a variedade de temas que serão trabalhados na capacitação aperfeiçoará o trabalho que é prestado em cada um dos equipamentos. “Estamos proporcionando orientações muito relevantes para o atendimento proporcionado pelas equipes nos postos de saúde. Poderemos aprofundar o conhecimento destes profissionais e discutir com eles os casos clínicos que são registrados na nossa rotina de atividades”, declarou o titular da pasta.