InícioMapa do TesouroPoá inicia Campanha de Vacinação Antirrábica nesta quarta-feira 

Poá inicia Campanha de Vacinação Antirrábica nesta quarta-feira 

Primeiras aplicações do ano acontecem no Jardim Nova Poá, Centro e Cidade Kemel

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, inicia nesta quarta-feira (22/01), a Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos. A aplicação das doses será realizada no Bosque do Jardim Nova Poá, localizado na avenida Adutora. A ação se estenderá nos dias 29, no centro da cidade, e 12 de fevereiro, na Cidade Kemel. A população poderá vacinar, gratuitamente, seu animal de estimação, das 9 às 14 horas. Não é necessário fazer agendamento prévio.

A orientação do Departamento de Vigilância em Saúde é que, caso o animal seja de porte grande ou muito bravo, que seus tutores utilizem guia e focinheira. O ideal para gatos são as caixas de transporte, para facilitar o trabalho dos profissionais e evitar fuga no caso de ficarem assustados.

Ainda que Poá não tenha nenhum registro da doença nos últimos anos, a raiva é contagiosa e pode ser fatal. Para evitar a contaminação é importante que cães e gatos sejam vacinados contra a doença anualmente. “Não são só os seres humanos que precisam de cuidados com a saúde, cães e gatos também necessitam e por isso essa vacinação é extremamente importante na cidade”, reforçou o secretário de Saúde, Silvanei Cardoso Mamed.

Na região central, a imunização será feita na avenida Nove de Julho, em frente a Capela Santo Antônio. Já no bairro Cidade Kemel, a ação acontecerá na rua Niterói, 42.  Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas no Centro de Bem-Estar Animal (Cebeap), pelo telefone 4638-1330 .

 Raiva

Transmitida por meio da saliva dos animais contaminados, a raiva é passada, principalmente, pela mordida dos animais doentes, sejam eles gatos ou cães. Trata-se de uma zoonose viral, que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la. Nos cachorros e no homem, o vírus da doença pode permanecer encubado por até dois meses.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher