A primeira sessão ordinária de 2025 da Câmara de Suzano será realizada amanhã (5), às 18 horas. Estão na pauta dois itens.
O primeiro é um projeto de lei que dispõe sobre o treinamento e parcerias para retiradas de enxames de abelhas, marimbondos e vespas em lugares públicos que possam causar riscos de vida aos cidadãos, de autoria do vereador Marcio Alexandre de Souza (PL), o Marcio Malt.
De acordo com o parlamentar, a propositura tem como objetivo “garantir a segurança dos cidadãos em locais públicos, prevenindo acidentes e ataques por abelhas, marimbondos e vespas, ao mesmo tempo que promove a preservação dos insetos polinizadores, fundamentais para o equilíbrio do ecossistema”.
De acordo com o projeto, o programa deve oferecer treinamentos periódicos para servidores públicos, especialmente aqueles das áreas de meio ambiente, defesa civil e saúde, sobre métodos seguros e eficazes para a retirada de enxames de abelhas, marimbondos e vespas, além de parcerias com apicultores, biólogos e organizações não governamentais especializadas na captura e manejo de insetos polinizadores, e de criar um canal de comunicação eficiente para que os cidadãos possam reportar a presença de enxames em locais públicos, priorizando a agilidade no atendimento das ocorrências.
Se aprovado, o projeto dever ser regulamentado pelo Executivo num prazo de 60 dias.
Tíulo de Cidadão Suzanense
O segundo item da pauta é o projeto de decreto legislativo para a concessão do Título de Cidadão Suzanense ao deputado estadual Marcos Damasio (PL), de autoria do vereador Artur Takayama (PL).
Damasio já destinou a Suzano, a pedido de Takayama, mais de R$ 10 milhões em emendas parlamentares, que garantiram o recapeamento asfáltico de ruas da Vila Figueira, Chácara Ceres e Nova Suzano, além de uma creche-escola na Vila Urupês e recursos para a aquisição de equipamentos na Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano (Aceas).
A sessão é aberta ao público, que pode acompanhá-la na sede do Legislativo suzanense (rua dos Três Poderes, 65, Jardim Paulista), ou de forma online, pelo canal TV Câmara Suzano no YouTube (www.youtube.com/TVCâmaraDeSuzano), ou ainda pela página da Casa de Leis no Facebook (www.facebook.com/camarasuzano). A transmissão é feita ao vivo e fica disponível para consulta posterior