O presidente da Câmara de Suzano, Artur Takayama (PL), realizou uma reunião na tarde de hoje (4) com o secretário de Segurança Cidadã, Francisco Balbino, para tratar sobre as ações do Plano Verão. Também participaram do encontro o assessor estratégico da pasta, Marcelo Miyasaki, e a comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Tatiana Orita.
De acordo com a administração municipal, o Plano Verão 2024/2025 tem como objetivo atuar na prevenção e contenção de catástrofes como enchentes, alagamentos e deslizamentos. O trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã conta com 12 agentes da Defesa Civil municipal de prontidão, tem apoio dos mais de 600 moradores formados pelos Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), dos grupamentos da Guarda Civil Municipal (GCM) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). “Eu sei o quanto a nossa população está sendo castigada com as chuvas dos últimos dias e faço questão de colocar a Câmara de Suzano à disposição da Defesa Civil para auxiliar nestas ações”, argumentou Takayama.
Balbino explicou que o Jardim Amazonas, Jardim Maitê e o Jardim Monte Cristo foram as três regiões mais afetadas nos últimos dias. “O solo ainda está muito encharcado e há previsão de quase 200 milímetros para fevereiro”, adiantou o secretário, explicando que toda equipe da pasta está empenhada para amenizar os estragos das chuvas na cidade. Ele agradeceu o apoio do vereador e disse que esta parceria com o Legislativo é fundamental para oferecer um trabalho de qualidade à população.