InícioSuzanoSuzano se torna referência no combate ao trabalho infantil com ações estratégicas

Suzano se torna referência no combate ao trabalho infantil com ações estratégicas

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) tem desempenhado um papel fundamental na reinserção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, em parceria com a Associação Reduca, executou no ano passado um conjunto de ações estratégicas no combate ao trabalho infantil em Suzano por intermédio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A iniciativa tem desempenhado um papel fundamental na identificação, proteção e reinserção social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, tornando o município um modelo para o Alto Tietê e demais regiões do Estado de São Paulo.

Desde a assinatura do termo de compromisso com a Reduca, em 2022, a pasta tem desenvolvido iniciativas embasadas no Caderno de Orientações Técnicas para aperfeiçoamento da gestão do Peti (Aepeti). O plano de trabalho segue três eixos principais: Informação e Mobilização; Identificação, Sensibilização e Orientação; e Proteção Social.

No primeiro ano, as atividades foram focadas no mapeamento da situação com um diagnóstico detalhado, a realização de capacitações e pactuação de fluxos com os diversos atores da rede de proteção e a promoção de oficinas com crianças e adolescentes e seus familiares. Em 2023 e 2024, a estratégia foi ampliada para identificar novas famílias em situação de vulnerabilidade, reforçar a proteção social e dar continuidade ao acompanhamento das já inseridas no programa.

Sequência

O ano de 2024 foi marcado por um conjunto robusto de iniciativas que se dividiram em campanhas educativas, abordagens sociais e encaminhamentos para a rede socioassistencial. No primeiro semestre, houve uma forte mobilização em escolas, comércios e feiras livres, além da realização de oficinas para famílias e educadores. Uma das ações mais impactantes foi a passeata durante a Semana de Combate ao Trabalho Infantil, que envolveu diversos setores da sociedade e ampliou o debate sobre o tema.

Já no segundo semestre, as ações se intensificaram com oficinas em escolas e associações comunitárias, atendimento a famílias de jovens em cumprimento de medidas socioeducativas e novas estratégias de mobilização social, como o uso de carros de som e distribuição de materiais informativos em comércios e feiras.

Durante todo o período, a equipe do Peti realizou visitas domiciliares, abordagens sociais e articulação com a rede de apoio. O esforço conjunto resultou no acompanhamento contínuo de 24 famílias, totalizando 53 crianças e adolescentes identificados em situação de trabalho infantil. Entre eles, 14 são crianças e 39 são adolescentes, sendo 31 do gênero feminino e 22 do gênero masculino.

Reconhecimento e perspectivas

Os resultados positivos obtidos pelas ações estratégicas do Peti tornaram Suzano um exemplo de boas práticas na busca pela erradicação dessa situação. A integração entre diferentes políticas públicas e a visibilidade do tema no município levaram a cidade a ser convidada para apresentar suas iniciativas no Seminário da Secretaria Estadual de Assistência Social de São Paulo, realizado em 25 de junho de 2024.

Para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, Geraldo Garippo, o balanço foi positivo. “Tivemos um grande trabalho ao longo desses anos. A experiência demonstra que o combate ao trabalho infantil exige esforços contínuos e intersetoriais, garantindo proteção e direitos às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A nossa pasta reafirma seu compromisso em manter e aprimorar essas estratégias, promovendo um futuro mais digno para a infância e juventude do município”, destacou o chefe da pasta.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares