A campanha pelo fim da pobreza menstrual começou hoje (10/07), a arrecadar absorventes descartáveis para ajudar mulheres que não tem condições de comprá-los no município. As doações podem ser feitas na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Castelo, em Ferraz de Vasconcelos, no horário de funcionamento, das 8 às 17 horas. A UBS do Jardim Castelo está localizada na rua Miguel Dib Jorge, 147, no Jardim Castelo.
O período de arrecadação começou hoje e segue até o próximo dia 31 de julho, na unidade, que ganhará uma caixa receptora para divulgar a iniciativa que partiu da equipe da UBS.
Outra ação para incrementar as doações será realizada nesta quinta-feira, dia 13, uma roda de conversa com a sexóloga, psicanalista e terapeuta sexual, Camila Bronetti convidada a falar com os pacientes atendidos na unidade, a partir das 14 horas.
Com o lema: “Um pacotinho de absorvente faz toda a diferença”, o objetivo é ajudar as mulheres que não tem condições de comprar absorventes e dar ‘dignidade menstrual e acolher as mulheres’.
A médica generalista Léslie Lopes afirmou que a ideia surgiu para ajudar outras mulheres que não têm condições de garantir a compra de absorventes todos os meses. Toda a arrecadação depois será revertida à uma Organização Não Governamental (Ong) que ainda está sendo definida.
Recentemente, o Ministério da Saúde criou o Programa de Proteção e Promoção da Dignidade Menstrual e prevê investimentos para garantir a equidade de gênero e os direitos das mulheres no País.