A Prefeitura de São Paulo montou uma megaestrutura para moradores e turistas aproveitarem o maior Carnaval do Brasil, que aconteceu em São Paulo já a partir deste fim de semana (22 e 23), com desfiles de blocos por várias regiões.
O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes nesta quinta-feira (20), que ressaltou os números recordes da festa deste ano: público estimado de 16 milhões de pessoas, entre elas 1,5 milhão de turistas, distribuídas em 601 blocos de rua, previsão de R$ 3,4 bilhões na economia da capital, o maior retorno financeiro da história da cidade, além da geração de 50 mil empregos.
“São Paulo terá o maior Carnaval do Brasil e com a maior segurança. Um carnaval que teve tudo muito bem planejado para que a população possa curtir bastante. Serão 16 milhões de pessoas nas ruas da cidade e no Sambódromo com toda a infraestrutura disponibilizada pela Prefeitura de São Paulo”, destacou o prefeito Ricardo Nunes. A Prefeitura criou o site oficial carnavalsp.com com informações sobre locais, horários e itinerários dos blocos de rua.
Com a previsão de altas temperaturas nos dias de pré, carnaval e pós, a Prefeitura de São Paulo fará uma grande operação para ajudar os foliões a amenizarem os efeitos do calorão enquanto curtem seus bloquinhos preferidos nas ruas da cidade. Serão distribuídos 2,2 milhões de copos de água em 158 tendas. Em parceria com a Sabesp, haverá 2 caminhões com torneira e 5 bebedouros. A Prefeitura também tem uma parceria com a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) para a distribuição de água.
“Além de 2,2 milhões de copos d’água, serão 158 pontos de hidratação na nossa cidade, em uma parceria da Prefeitura de São Paulo com a Sabesp”, disse Gustavo Pires, presidente da SPTuris, empresa municipal responsável pela organização do Carnaval. Ele explicou que, em parceria com a Sabesp, haverá pontos de distribuição de água também em cinco estações de metrô:
Estação Vila Madalena
Estação República
Estação Anhangabaú
Estação Barra Funda
Estação Sé
Para quem estará na folia, a Prefeitura vai ajudar a refrescar o calor com jatos de 18 caminhões-pipa.
A operação mobiliza secretarias de diferentes áreas, como zeladoria, segurança, transporte, saúde, turismo, direitos humanos, entre outros setores. São centenas de agentes públicos diariamente nas ruas garantindo a diversão da população.
Para quem for se divertir nos blocos, a Prefeitura preparou uma estrutura completa, com 30 mil banheiros químicos e pontos de hidratação em todos os grandes blocos. A limpeza nas ruas após os desfiles será feita por 267 equipes, além de 686 veículos para recolher o lixo, mobilizando 3.800 trabalhadores. Haverá 338 containers. A fiscalização será feita por 110 equipes, que estarão distribuídas por todos os trajetos dos blocos e no Anhembi.
Pela primeira vez, o Carnaval de São Paulo será monitorado pelo Smart Sampa, maior e mais completo sistema de segurança da América Latina, com 23 mil câmeras espalhadas pela cidade.