sexta-feira, fevereiro 28, 2025
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Educação de Guararema avança na Avaliação de Fluência Leitora

Em avaliação técnica, Rede Municipal de Ensino registra expressivo aumento no percentual de estudantes leitores iniciantes e fluentes

A Rede Municipal de Ensino de Guararema celebra importantes avanços na alfabetização, como mostram os resultados da Avaliação da Fluência em Leitura, realizada em 2024. O índice permite identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra e revela significativa evolução no município, com destaque para o aumento de 30% no percentual de estudantes leitores iniciantes e fluentes.

Durante a avaliação, o estudante matriculado no 2º ano do Ensino Fundamental é convidado a ler palavras, pseudopalavras e uma pequena narrativa sobre a qual deverá responder algumas perguntas sobre o enredo. Neste processo, o desempenho dos alunos da Educação de Guararema mostra que em relação à avaliação de entrada houve melhora de 30%, passando de 60,5% para 90,7%.Além disso, o município destaca a participação das Escolas Municipais Keisaburo Honda, do bairro Cerejeira, e Sylvio Luciano de Campos, da Freguesia da Escada, que alcançaram a meta de 100% de estudantes leitores ao final do 2º ano.Outro indicador expressivo foi o Índice de Fluência Leitora (IFL) de Guararema, que alcançou a marca de 7,3, refletindo o compromisso da Rede Municipal em aprimorar o ensino da leitura e promover intervenções pedagógicas de acordo com o nível de desenvolvimento de cada estudante.

Para a avaliação, a leitura dos alunos é gravada por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). Essa gravação posteriormente é analisada por professores especialistas, que avaliam critérios como precisão, velocidade e prosódia – aspectos fundamentais para uma leitura eficaz.O objetivo da Avaliação da Fluência em Leitura é obter dados para que sejam desenvolvidas ações que consolidem o processo de alfabetização.  Neste sentido, os resultados divulgados na Plataforma CAEd classificam os estudantes em perfis de Pré-Leitor (Níveis: 1,2,3 e 4), Leitor Iniciante e Leitor Fluente, proporcionando aos gestores e professores dados valiosos para o planejamento de estratégias educacionais.

“Esse nível de acompanhamento permite que a Educação de Guararema avance continuamente na formação de leitores competentes, fortalecendo o processo de alfabetização e garantindo que cada criança tenha acesso a uma educação de qualidade”, afirma a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

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