quarta-feira, maio 14, 2025
Google search engine
InícioSuzanoUPA completa dois anos com mais de 278 mil procedimentos efetuados

UPA completa dois anos com mais de 278 mil procedimentos efetuados

Equipamento municipal ajudou a descentralizar os serviços de baixa e média complexidades relacionados, reforçando os atendimentos na região norte

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 Horas André de Abreu, no Jardim Revista (rua Guarani, 200), completa dois anos de funcionamento nesta quarta-feira (19/03) e se consolida como um dos equipamentos da Saúde mais importantes da cidade, não só pela magnitude do empreendimento como pela sua representatividade no contexto da Rede de Urgência e Emergência (RUE).

Para traduzir em números a sua contribuição para a ampliação dos atendimentos na rede municipal, a UPA realizou 278.106 procedimentos durante o período, se colocando não só como uma unidade de saúde de referência na região norte, como também garantindo a descentralizando os atendimentos que antes eram feitos apenas no antigo Pronto-Socorro (PS) Municipal, na região central, e no Pronto Atendimento (PA) de Palmeiras, na porção sul da cidade.

Nesse intervalo de tempo, a unidade efetuou 284.588 atendimentos a moradores de Suzano, sendo a maior procura por pacientes idosos de 60 a 80 anos, além de 3.628 a moradores de Mogi das Cruzes e 5.189 de Itaquaquecetuba, registrando ainda 4.826 procedimentos a pessoas que vieram de outras cidades. Com relação às demandas específicas, a unidade promoveu 227.311 acolhimentos a pacientes que buscaram atendimento clínico e 73.917 relacionados à Pediatria.

Os serviços foram viabilizados por meio de uma estrutura que conta com recepção, sala de triagem, sala de medicação, sala de inalação e uma Farmácia Satélite, voltada ao abastecimento dos postos de saúde da região norte. Inaugurada em 18 de março, em uma manhã de sábado, a primeira UPA de Suzano iniciou os atendimentos para casos de baixa e média complexidade na noite do dia seguinte (19/03), colocando fim a uma novela que levou mais de dez anos de espera.

O equipamento contou com um investimento de R$ 2,1 milhões e possui 1,5 mil metros quadrados. Ao todo, são 20 leitos à disposição da população, sendo dez de observação adulto masculino e feminino, cinco de observação infantil masculino e feminino, um de isolamento, um de eletrocardiograma e três na sala de emergência. No período diurno, a UPA do Jardim Revista conta com quatro clínicos, sendo três para atendimentos gerais e um na Emergência. Há ainda dois pediatras 24 horas e três clínicos no período noturno, sendo dois para ações gerais e um na Emergência.

O secretário de Saúde, Diego Ferreira, enalteceu o trabalho realizado pela equipe e citou o ganho que o Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade teve. “A UPA se tornou fundamental para a prestação de serviços médicos em nosso município, facilitando a oferta de atendimentos com a sua enorme estrutura localizada na região norte. Este equipamento foi um marco na história de Suzano e tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes”, avaliou Ferreira.

Por sua vez, o prefeito Pedro Ishi destacou que o sistema de saúde municipal se tornou mais robusto e completo com a unidade. “Acompanhei de perto todo o processo que culminou na inauguração do empreendimento, que transformou a realidade da região norte e de toda a cidade. Pudemos implementar na gestão do sempre prefeito Rodrigo Ashiuchi uma expressiva descentralização dos serviços e alcançar munícipes que antes não tinham acesso tão rápido aos atendimentos proporcionados pela rede municipal”, ressaltou o chefe do Poder Executivo municipal.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

- Advertisment -
Google search engine

Mais vistos