InícioRegiãoGuararemaPrograma Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema, realiza castração gratuita de...

Programa Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema, realiza castração gratuita de animais

Sem qualquer tipo de taxa ou cobrança, procedimento é simples e pode ser solicitado em boraserfeliz.guararema.sp.gov.br, onde também é possível fazer adoção responsável de pets

Pelo Programa Bora Ser Feliz, a Prefeitura de Guararema realiza a castração responsável de animais como cães e gatos de maneira fácil e completamente gratuita. Todo o procedimento é muito simples e os interessados não precisam necessariamente ser tutores dos animais, já que a cirurgia também pode ser realizada nos pets comunitários dos bairros.

O passo a passo é intuitivo. Basta acessar o site oficial da campanha, boraserfeliz.guararema.sp.gov.br, e clicar na aba “Castração”, onde há um formulário de cadastro em que são solicitadas informações básicas de contato e também um comprovante de endereço e documento com foto.

Os interessados devem ler e concordar com os termos de responsabilidade que constam no site, e na sequência, aguardar o contato da equipe do Centro de Manejo de Populações Animais (Cemapa), que agendará um dia para a palestra obrigatória sobre “Posse responsável de animais domésticos e das orientações e cuidados pré e pós-cirúrgicos”.

Após esta etapa será feito o agendamento da castração, e então só será preciso levar o pet no polo do Bora Ser Feliz, que fica na Estrada Romeu Tanganeli, 605, bairro Capoeirinha, na data e hora combinados.

“A castração traz inúmeros benefícios, como a redução de doenças, a prevenção de tumores e câncer, mais tempo e qualidade de vida aos animais e auxilia na diminuição da superpopulação de pets”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Guararema, Leandro de Leon, que reforça a necessidade de atenção para os cuidados pré e pós-operatórios.

No dia da cirurgia o pet deve estar em jejum de 12 horas e os cães precisam tomar um banho um ou dois dias antes e devem ter os pelos tosados. Além disso, por segurança, animais com presença de pulgas e carrapatos não serão castrados, assim como as cadelas que estiverem no cio. Para os cachorros, os responsáveis deverão esperar no local até o término do procedimento.

Também devem ser respeitados os cuidados depois da castração, como providenciar um local limpo para que o animal fique, onde não precise fazer esforço. E em caso de necessidade, oferecer colar ou roupa cirúrgica.

Adoção

Para além da castração responsável e gratuita, o programa Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, também promove a adoção gratuita que reúne todos os animais do Canil Municipal.

No site boraserfeliz.guararema.sp.gov.br é possível visualizar fotos e descrição de todos eles. E quem tiver interesse em adotar, depois de preencher a ficha cadastral, receberá um contato do Cemapa para agendar uma visita presencial no canil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.

No dia da visita, será preciso levar a cópia dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de endereço (não necessariamente precisa ser de Guararema). Depois de interagir com o animal e confirmar o interesse em adotá-lo, será preciso assinar o Termo de Responsabilidade afirmando que se responsabiliza pelo pet.

Após a adoção, a equipe da Prefeitura de Guararema faz o acompanhamento do animal por determinado período para garantir que o pet está sendo bem cuidado.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher