Sem qualquer tipo de taxa ou cobrança, procedimento é simples e pode ser solicitado em boraserfeliz.guararema.sp.gov.br, onde também é possível fazer adoção responsável de pets
Pelo Programa Bora Ser Feliz, a Prefeitura de Guararema realiza a castração responsável de animais como cães e gatos de maneira fácil e completamente gratuita. Todo o procedimento é muito simples e os interessados não precisam necessariamente ser tutores dos animais, já que a cirurgia também pode ser realizada nos pets comunitários dos bairros.
O passo a passo é intuitivo. Basta acessar o site oficial da campanha, boraserfeliz.guararema.sp.gov.br, e clicar na aba “Castração”, onde há um formulário de cadastro em que são solicitadas informações básicas de contato e também um comprovante de endereço e documento com foto.
Os interessados devem ler e concordar com os termos de responsabilidade que constam no site, e na sequência, aguardar o contato da equipe do Centro de Manejo de Populações Animais (Cemapa), que agendará um dia para a palestra obrigatória sobre “Posse responsável de animais domésticos e das orientações e cuidados pré e pós-cirúrgicos”.
Após esta etapa será feito o agendamento da castração, e então só será preciso levar o pet no polo do Bora Ser Feliz, que fica na Estrada Romeu Tanganeli, 605, bairro Capoeirinha, na data e hora combinados.
“A castração traz inúmeros benefícios, como a redução de doenças, a prevenção de tumores e câncer, mais tempo e qualidade de vida aos animais e auxilia na diminuição da superpopulação de pets”, explica o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura de Guararema, Leandro de Leon, que reforça a necessidade de atenção para os cuidados pré e pós-operatórios.
No dia da cirurgia o pet deve estar em jejum de 12 horas e os cães precisam tomar um banho um ou dois dias antes e devem ter os pelos tosados. Além disso, por segurança, animais com presença de pulgas e carrapatos não serão castrados, assim como as cadelas que estiverem no cio. Para os cachorros, os responsáveis deverão esperar no local até o término do procedimento.
Também devem ser respeitados os cuidados depois da castração, como providenciar um local limpo para que o animal fique, onde não precise fazer esforço. E em caso de necessidade, oferecer colar ou roupa cirúrgica.
Adoção
Para além da castração responsável e gratuita, o programa Bora Ser Feliz, da Prefeitura de Guararema por meio da Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Serviços Públicos, também promove a adoção gratuita que reúne todos os animais do Canil Municipal.
No site boraserfeliz.guararema.sp.gov.br é possível visualizar fotos e descrição de todos eles. E quem tiver interesse em adotar, depois de preencher a ficha cadastral, receberá um contato do Cemapa para agendar uma visita presencial no canil, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas.
No dia da visita, será preciso levar a cópia dos seguintes documentos: RG; CPF; comprovante de endereço (não necessariamente precisa ser de Guararema). Depois de interagir com o animal e confirmar o interesse em adotá-lo, será preciso assinar o Termo de Responsabilidade afirmando que se responsabiliza pelo pet.
Após a adoção, a equipe da Prefeitura de Guararema faz o acompanhamento do animal por determinado período para garantir que o pet está sendo bem cuidado.