A rua Ipiranga, na área central de Mogi das Cruzes, segue na próxima semana com obras de recuperação asfáltica do Programa Nova Mogi, executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana. A cada trecho de dois quarteirões, serão executados durante o dia a escavação e manutenção de guias e sarjetas. Já durante o período noturno, será feita a raspagem do asfalto antigo – chamada de fresagem – e a aplicação da nova massa asfáltica.
No período diurno o trânsito segue liberado, apenas com restrição nas laterais das pistas. Mas entre 22h e 5h, haverá bloqueio do tráfego para que as obras sejam feitas com mais segurança. Toda a área estará sinalizada, mas é preciso atenção por parte dos motoristas.
Outra frente do Nova Mogi segue atuando entre o Jardim Esperança e o Jardim Santa Teresa. Nos próximos dias, os trabalhos devem ser concluídos na rua Dr. José Juca Assi, com a fresagem do pavimento antigo e aplicação de massa asfáltica.
Já no Distrito de Cezar de Souza, os trabalhos de manutenção de guias e sarjetas começarão a ser executados na avenida Ricieri José Marcatto, desde o trecho da linha férrea até a avenida Francisco Rodrigues Filho. Por ser uma via de trânsito intenso, os serviços de fresagem e aplicação da nova massa asfáltica serão executados na sequencia, por etapas.
Assim como na área central, em todas as outras vias em manutenção, os condutores devem ficar atentos. Isso porque, para a execução segura e mais rápida destes serviços, é preciso interditar parcialmente as vias conforme as obras avançam. Todos os trechos estarão sinalizados, inclusive com indicação de rotas alternativas.
Os ônibus que cumprem itinerário nestas regiões também adotam rotas alternativas à medida que as interdições forem necessárias. A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana fará a sinalização para os motoristas.
A Secretaria de Infraestrutura Urbana lembra que o cronograma dos trabalhos pode sofrer alteração por causa das condições climáticas.
“O Programa Nova Mogi tem o objetivo de recuperar os principais corredores viários da cidade, para garantir a segurança e fluidez do trânsito. A camada asfáltica do município é muito antiga e em diversos pontos já passou do prazo de validade. É por isso que, juntamente com a Operação Tapa-Buraco, o Nova Mogi vem atuando de forma incessante nas ruas e avenidas da cidade”, explica o secretário municipal de Infraestrutura Urbana, Alessandro Silveira.
Programa Nova Mogi
O Nova Mogi tem investimento total de R$ 205,9 milhões, somando diferentes convênios e fontes de captação de recursos, incluindo também obras em estradas da cidade, sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Ao todo, serão mais de 150 vias atendidas, numa extensão mínima de 130 quilômetros, alcançando 70% dos bairros da cidade. Trata-se do maior programa de recuperação asfáltica já lançado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes e a previsão é que os trabalhos se estendam até o segundo semestre de 2024.