InícioMogi das cruzesPrefeitura entrega mais uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em...

Prefeitura entrega mais uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) em Jundiapeba

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, fez nesta sexta-feira (14/07) a entrega oficial de mais uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI). Situada em Jundiapeba, a unidade atenderá inicialmente 12 pessoas idosas e representa mais um esforço da atual Administração rumo à meta de zerar na cidade a fila de espera por esse tipo de acolhimento.

A nova ILPI atenderá pessoas idosas (acima de 60 anos), com grau de dependência de I a III. Nesta unidade em específico, a prioridade será atender o grau III. Isto é, aquelas pessoas que precisam de ajuda para basicamente todas as atividades cotidianas. A unidade será gerida em parceria com a organização da sociedade civil Lar Batista, que foi selecionada mediante chamamento público, para a execução do serviço.

“Quero agradecer muito ao Lar Batista, que sempre foi uma referência. Para nós é uma tranquilidade quando uma entidade tão séria, com histórico de bons serviços, faz parceria com a Prefeitura. E acabo de receber a notícia de que tivemos aprovação da Vigilância Sanitária para atender até 16 pessoas idosas aqui, então serão 16 atendidos no total”, destacou o prefeito Caio Cunha, lembrando do foco da atual gestão, de dar dignidade para as pessoas. “Não adianta trabalhar em estrutura física enquanto as pessoas estiverem no mapa da invisibilidade”, complementou.

O imóvel onde a nova ILPI funcionará passou por reformas e adaptações, para atender os ditames legais da Vigilância Sanitária, garantindo assim um espaço físico adequado e com qualidade, para o bem-estar das pessoas idosas.

Esta é a segunda ILPI inaugurada pela Prefeitura neste ano. No dia 2 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social entregou uma primeira unidade, no Socorro, capacidade para atender 12 pessoas idosas. E, em breve, uma terceira unidade será inaugurada, com 20 vagas e atendimento preferencial para pessoas idosas do sexo masculino e em situação de rua, com grau I e II de dependência (pessas idosas com autonomia e/ou semidependentes).

“Hoje é um dia extremamente importante para a política de assistência social. Estamos fazendo uma reparação histórica. Tínhamos três instituições de longa permanência para idosos na cidade e, em dois anos e meio de gestão, já chegamos à quinta unidade e ainda teremos a sexta até o final do ano”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Celeste Gomes, lembrando que o diagnóstico que apontou a necessidade de novas ILPIs na cidade foi elaborado pela Vigilância Socioassistencial, departamento da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem por função a produção, sistematização e análise de informações territorializadas sobre situações de risco e vulnerabilidade.

A coordenadora da Coordenadoria Municipal da Pessoa Idosa, Vera Lúcia de Freitas, também ressaltou a importância da entrega. “Durante muitos anos, só tínhamos novas vagas em ILPI quando ocorria um óbito e isso era algo muito triste. O que estamos vendo hoje é dignidade e estamos determinados a zerar a fila de espera”, pontuou.

Todas as ILPIs são destinadas a pessoas idosas (60 anos ou mais) de ambos os sexos, com algum grau de dependência. São, portanto, destinadas a pessoas idosas que não têm condições de permanecer com a família, pois passaram por situações de violência e negligência, estão em situação de rua ou de abandono.

Presente no evento, o presidente do Lar Batista, pastor Marcelo Longo, enfatizou que a entidade aceitou a parceria com a Prefeitura pois acredita na seriedade do trabalho que a gestão desenvolve em torno do social. “O Lar Batista existe há 82 anos. Começou em 1941, atendendo órfãos de guerra e está será a primeira vez que vamos abrigar uma unidade , das 23 que temos, para o atendimento dos idosos. Nós fazemos parceria com quem faz política pública seria e é isso que temos visto na atual gestão. Queremos fazer nosso serviço como sempre fizemos, sem falsa modéstia: com excelência”.

Vale lembrar que o acolhimento é uma medida excepcional, quando esgotadas todas as possibilidades de autossustento e convívio com os familiares. Para diminuir a demanda pela institucionalização de pessoas idosas, tendo em vista que o acolhimento é o último recurso, a Secretaria de Assistência Social também vem trabalhando, em especial no reordenamento do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para pessoas idosas.

As unidades do SCFV oferecem atividades com grupos de pessoas idosas que apresentam autonomia nas atividades básicas da vida diária. Atualmente, há dois novos núcleos operando e atendendo quatro grupos em dois períodos – matutino e vespertino. Ao todo, são 120 pessoas idosas, que ganham em qualidade de vida e bem-estar nesses espaços cedidos pela Prefeitura.

Pela primeira vez no município, este serviço está sendo realizado também por meio de uma parceria intersecretarial com a Secretaria de Educação e Secretaria de Esporte, que cederam os espaços físicos da Escola de Empreendedorismo e Inovação, no Centro e da Praça da Juventude, no Jardim dos Amarais, para realização das atividades. Os serviços são conduzidos por uma organização da sociedade civil, selecionada mediante chamamento público.

Além dos novos serviços, a Secretaria de Assistência já oferta 108 vagas em Instituições de Longa Permanência para pessoas idosas, tem 22 vagas de moradia na Vila Dignidade e outras 42 vagas no Centro Dia do Idoso. Neste último, as pessoas idosas passam o dia, desenvolvem atividades diversas e depois retornam para suas respectivas moradias. Também são ofertadas 80 vagas para pessoas idosas em atendimento domiciliar, por meio do Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio.

Tanto o serviço de convivência quanto o Centro Dia e o atendimento domiciliar estimulam a parte cognitiva e a interação social, melhorando a qualidade de vida durante o processo de envelhecimento e atuando de forma preventiva, diminuindo a demanda por acolhimento institucional (ILPI).

O objetivo da Secretaria é seguir ampliando ações e serviços para promover o envelhecimento ativo e saudável, bem como atuar de forma preventiva para evitar a institucionalização.

A entrega da ILPI em Jundiapeba também contou com a presença da vice-prefeita, Priscila Yamagami Kähler, do presidente da Câmara Municipal, Marcos Furlan e dos vereadores Johnross Jones Lima, Maurino José da Silva, Carlos Lucarefski, Milton Lins da Silva (Bigêmeos), Edson Alexandre Pereira e Maria Luiza Fernandes.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher