A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Transparência e Dados Abertos, em uma parceria com o Participa Mogi, fará a primeira edição da Oficina de Soluções em Governo Aberto, a fim de elaborar o primeiro Plano de Ação em Governo Aberto da história da cidade.
O evento ocorrerá no dia 20/07, próxima quinta-feira, às 18h, no Auditório do Prédio Sede da Prefeitura de Mogi das Cruzes e é aberto ao público. A participação da sociedade é importante para cocriar as soluções para os problemas de transparência, prestação de contas, tecnologia e inovação e participação cidadã.
“Estamos numa fase muito importante na elaboração do Plano de Ação de Governo Aberto. Com a nova etapa da consulta e a Oficina de Soluções em Governo Aberto, podemos coletar opiniões e o olhar da sociedade com relação aos problemas que devem ser solucionados pela gestão municipal”, explica o secretário municipal de Transparência e Dados Abertos, Severino Neto.
O Plano de Ação em Governo Aberto será um documento que trará os compromissos pactuados e as suas soluções, baseados nos 4 princípios. Para cada princípio, será definido um compromisso e três marcos, totalizando assim um plano de 12 ações.
Para a elaboração do documento, a Secretaria de Transparência e Dados Abertos realizou o primeiro levantamento de problemas com o CIGAI – Comitê Intersetorial de Governo Aberto e Indicadores, por meio de uma oficina e votação de problemas relacionados a governo aberto.
28 apontamentos foram feitos, analisados e agrupados. Eles foram votados e selecionados na primeira e na segunda Roda de Conversa com Servidores sobre Governo Aberto, chegando a 13 problemas.
Após isso, foi realizada a primeira consulta pública, onde os munícipes puderam votar nos problemas levantados pelos servidores e também contribuir com novas problemáticas que consideravam relevantes a respeito dos princípios basilares.
Depois dessa etapa, as novas contribuições dos cidadãos foram compiladas e associadas a 20 grupos de acordo com a similaridade entre si e a correspondência aos 4 princípios. Em seguida, foram votadas e selecionadas pelo CIGAI, que também trabalhou em conjunto para reescrever os problemas iniciais, partindo do ponto de vista das dores dos munícipes.
Atualmente, a secretaria está com a segunda consulta pública em andamento, disponível no Colab até 02 de agosto, onde os munícipes poderão votar e priorizar os 4 problemas que se tornarão compromissos e terão ações realizadas por meio do 1º Plano de Ação em Governo Aberto, que desde já é uma grande conquista para toda a sociedade mogiana.