Pontífice tinha 88 anos e morreu em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Francisco foi o primeiro papa latino-americano e deixa legado de tolerância e diálogo.
Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, faleceu nesta segunda-feira (21) aos 88 anos, às 2h35 pelo horário de Brasília (7h35 no horário local). De acordo com o Vaticano, a causa da morte foi um acidente vascular cerebral (AVC), associado à insuficiência cardíaca.
O pontífice, que liderou a Igreja Católica durante 12 anos, estava em processo de recuperação de uma pneumonia bilateral. Ele havia ficado internado por 38 dias antes de voltar à residência de Santa Marta, na Cidade do Vaticano, onde faleceu em seu apartamento pessoal.
Em nota oficial, o Vaticano declarou:
“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados. Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino.”
Cerimônias fúnebres e homenagens
As homenagens ao papa Francisco já começaram e seguirão os ritos tradicionais da Igreja. Segundo o Vaticano, as cerimônias serão iniciadas ainda nesta segunda-feira.
- Missa de sufrágio: será celebrada na Basílica de São João de Latrão, em Roma, conduzida pelo cardeal Baldo Reina.
- Rito de constatação da morte e preparação do corpo: acontecerá na capela privada do papa e será presidido pelo camerlengo Kevin Farrell.