InícioRegiãoCONDEMAT defende a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

CONDEMAT defende a retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano

O assunto foi debatido em reunião com consórcios da Grande São Paulo e o prefeito da Capital, Ricardo Nunes

A retomada do Conselho de Desenvolvimento Metropolitano foi tema do encontro entre o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), quatro consórcios da Região Metropolitana de São Paulo, o prefeito da Capital, Ricardo Nunes e o subsecretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Governo do Estado, José Police Neto. Na reunião promovida nesta segunda-feira (17), no gabinete do prefeito paulistano, a diretoria do CONDEMAT discutiu assuntos que impactam no dia a dia das cidades da Grande São Paulo.
O conselho, que reúne 39 municípios da Região Metropolitana, é uma importante ferramenta de defesa e articulação de políticas públicas para as cidades, além de ser um elo estreito entre as administrações municipais e o Governo do Estado.
O presidente do CONDEMAT e prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha, ressaltou que o conselho é um importante porta-voz das cidades que compartilham desafios em comum, assim como um ambiente para discutir pautas de interesses para os municípios. “Isso cria uma força relevante para o relacionamento com o Governo do Estado e para a integração de ações, projetos e programas que influenciam as cidades da Grande São Paulo”, destacou.
A expectativa é que o conselho possa ser retomado formalmente em agosto durante um evento no Palácio dos Bandeirantes, que contará com a presença do governador Tarcísio de Freitas.
Na reunião, os presidentes dos consórcios e secretários executivos debateram, ainda, a instalação de um Fórum Permanente da Região Metropolitana. “Discutimos a retomada do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI), que é um importante instrumento de planejamento e gestão local e regional, além de ações na área da segurança”, disse o secretário executivo do CONDEMAT, Adriano Leite.
As demandas e pautas que serão levadas ao governador devem ser discutidas nas próximas semanas pelos consórcios. A ideia é que elas possam ser incluídas no Plano Plurianual (PPA) do governo estadual, que atualmente está sendo elaborado.
Participaram da reunião o presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira; o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Oeste (Cioeste) e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos; o presidente do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) e prefeito de Juquitiba, Ayres Scorsatto; a representante do Consórcio Intermunicipal dos Municípios da Bacia do Juqueri (Cimbaju) e vice-prefeita de Franco da Rocha, Lorena Oliveira; e o presidente em exercício do Conselho Metropolitano e prefeito de Cotia, Rogério Franco, além de secretários-executivos dos consórcios da Grande São Paulo.

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher