Espaço fará parte da ‘Rota da Fé – Caminho das Intercessoras’ e vai fomentar o turismo religioso do município; Mauro Vaz esteve no local com a equipe do Desenvolvimento Econômico
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego de Suzano, Mauro Vaz, visitou na última terça-feira (13/05) as obras do Memorial de Santa Rita, localizado na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Gardênia Azul. A visita integra o calendário de ações de fomento ao turismo religioso no município por meio da “Rota da Fé – Caminho das Intercessoras”, iniciativa que busca consolidar a cidade como destino de peregrinação e espiritualidade, além de movimentar a economia local.
Acompanhado do pároco e presidente fundador do Instituto Virtutis, padre Luiz Hidalgo, Vaz percorreu as instalações que estão em fase final de preparo para a inauguração oficial do memorial, marcada para 22 de maio (quinta-feira), às 19h30, data em que se celebra o Dia de Santa Rita de Cássia.
O espaço está sendo instalado nas dependências da própria paróquia, localizada na rua José Rodrigues Junior, 290. O lugar terá um ambiente multifuncional que mescla espiritualidade, cultura e empreendedorismo. Haverá um painel com a imagem da Basílica de Santa Rita de Cássia, que fica na Itália, além de salas para exposições fotográficas e multimídia, loja de artigos religiosos, espaço reservado para artesãos e uma área de alimentação que poderá ser utilizada por pequenos empreendedores da comunidade.
Para o secretário, o projeto da Rota da Fé tem papel fundamental na valorização do turismo religioso e no fortalecimento da economia regional. “Estamos investindo em iniciativas que colocam nossa cidade no mapa do turismo espiritual. O Memorial de Santa Rita vai atrair fiéis, turistas e peregrinos, o que significa mais movimento para o comércio, mais visibilidade para os artesãos e mais oportunidades de geração de emprego e renda para a população local”, afirmou Vaz.
Apresentação
A cidade apresentou, no início de maio, à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a proposta de criação da Rota de Fé com o objetivo de fortalecer o turismo regional, atrair visitantes e estimular novos negócios no município.
O roteiro da proposta tem início na Paróquia Santa Rita de Cássia, onde está a única réplica do corpo incorrupto da santa no Estado de São Paulo, um ponto de grande relevância para a fé católica. A rota inclui ainda paradas em Mogi das Cruzes, no Santuário de Nossa Senhora Desatadora dos Nós; em Guararema, na Igreja Nossa Senhora da Escada, que abriga a única imagem de São Longuinho do Brasil; e encerra no Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida, no interior de São Paulo.
“Nosso objetivo é ir além do turismo convencional. Queremos proporcionar experiências de transformação, onde cada visitante possa vivenciar momentos únicos de espiritualidade e conexão com o sagrado. E tudo isso ainda contribuindo para o desenvolvimento do município”, destacou Mauro Vaz. “Estamos certos de que o Caminho das Intercessoras será um divisor de águas para o turismo regional”, completou.
A visita desta terça-feira contou ainda com as presenças do diretor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Arrones Dainez Junior; da coordenadora do Departamento de Turismo da pasta, Niedja Araújo; e da diretora de desenvolvimento do instituto, Francisca Magalhães.