quarta-feira, maio 21, 2025
Google search engine
InícioRegiãoGuararemaGuararema assina compromisso pela equidade racial na Educação

Guararema assina compromisso pela equidade racial na Educação

Pacto foi assinado durante evento promovido pela Diretoria de Ensino da Região de Jacareí, com participação de seis municípios

A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Educação, firmou na última quarta-feira (14) o compromisso com o Pacto Regional por Equidade Racial na Educação. A assinatura ocorreu durante o 1º Encontro da Política Nacional de Equidade na Educação, realizado no Complexo Educacional Paulo Freire, em Jacareí.

Com o tema “Um dia após 13 de maio… é tempo de pacto, não de silêncio”, o evento reuniu representantes das Secretarias Estaduais de Educação e de Desenvolvimento Social, além de secretários e supervisores dos municípios de Arujá, Igaratá, Jacareí, Santa Branca, Santa Isabel e Guararema.

A ação tem como objetivo consolidar um esforço conjunto para a superação das desigualdades étnico-raciais nas escolas, com foco na valorização da cultura afro-brasileira e quilombola, formação continuada de educadores, produção de materiais pedagógicos inclusivos e ampliação do acesso e da aprendizagem de crianças negras e estudantes quilombolas.

Representando Guararema no evento, estavam o vice-prefeito Odvane Rodrigues, a secretária municipal adjunta de educação, a profa. Aline Amorim Marques, diretoras e coordenadoras e a supervisora e agente de governança municipal da Polícia Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ), Gilcilene Franco Ceragioli Rodrigues, que destaca que o município já vem adotando medidas específicas para combater o racismo no ambiente escolar. “A Secretaria Municipal de Educação de Guararema reforçou a adoção de protocolos específicos para identificar e enfrentar o racismo nas escolas municipais. Nosso objetivo é promover uma cultura de respeito às diferenças, à diversidade e de combate a toda forma de discriminação racial”, afirmou ela.

A proposta está alinhada à PNEERQ, instituída pelo Ministério da Educação por meio da Portaria nº 470/2024. Já as diretrizes locais estão descritas na Portaria Municipal nº 431/2024, que institui a Política Municipal de Equidade e Relações Étnico-Raciais.

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário
Seu nome por favor

Mais vistos