Cronograma de atividades organizadas pela Secretaria de Transporte, em parceria com a Polícia Militar, foi iniciada nesta quarta-feira (21/05) na escola Vereador Waldemar Calil
A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana deu início nesta quarta-feira (21/05) à terceira atividade referente à campanha “Maio Amarelo” de conscientização sobre segurança no trânsito, com a abertura das apresentações do Teatro de Fantoche, que reforçará este tema com crianças da rede municipal.
O cronograma de atividades, que está sendo desenvolvido em parceria com a Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), começou pela Escola Municipal Vereador Waldemar Calil, no bairro Cidade Boa Vista, onde foram mobilizados 537 estudantes e 31 professores, nos períodos da manhã e da tarde.
O mesmo trabalho será desenvolvido nesta quinta-feira, (22/05), na Escola Municipal Professora Nizilda Alves de Godoy, na Fazenda Aya; na segunda-feira (26/05), nas escolas municipais Professora Mônica Sonia Franco Pinheiro Maida, no bairro dos Moreiras; e Professora Mércia Amaral Andrade de Brito, no Parque Residencial Casa Branca. Na terça-feira (27/05) o projeto vai ocorrer na Escola Municipal Professora Sonia Regina Alonso Ostermayer, no Recanto São José.
O objetivo desta iniciativa é compartilhar, com crianças do ensino fundamental I, de idade compreendida entre 6 e 10 anos, dicas de segurança no trânsito de maneira lúdica e divertida, promovendo reflexões sobre a importância da empatia e do respeito às diferenças. A ideia é que elas se tornem multiplicadoras dos ensinamentos, repassando tudo que foi aprendido com os fantoches, não somente aos pais, mas a todas as pessoas que fazem parte do seu convívio.
A ação é conduzida pelos cabos da CPTran Solene Aparecida de Oliveira, Marta Marques Martins, Marcelo Pereira de Aragão, Jair Afonso Silva e Eliseu Gonzaga Varela, sob condução do coronel Marcos Rogério da Cunha. O suporte está sendo oferecido pelo Departamento de Educação para o Trânsito da prefeitura e pelo Núcleo de Projetos da pasta da Educação.
Outras ações
A primeira ação da campanha “Maio Amarelo” foi desenvolvida na semana passada, entre os dias 12 e 16 de maio, quando 2 mil crianças de 13 escolas estiveram na Arena Suzano, no Jardim Imperador, para participar do projeto “Na Pista Certa – Uma cidade que vai até a sua cidade”, organizado em parceria com a Fundación Mapfre. No local, foi montado um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante, que ajudou a instruir os alunos com conhecimentos básicos sobre a conduta que deve ser adotada nas ruas, como forma de desenvolver uma cultura de segurança nos estudantes e nas suas respectivas famílias.
Já a segunda ação ocorreu na última segunda-feira (19/05), na Praça dos Expedicionários, no centro, para conscientizar motoristas sobre a importância de respeitar a faixa de pedestre. A ação desenvolvida em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foi marcada pela distribuição de panfletos e apresentação de faixas que traziam mensagens alusivas à campanha. Sob o lema “Toda faixa de pedestre é um sinal. Sinal de respeito”, a atividade buscou mostrar como esse instrumento deve ser um local seguro, incentivando os motoristas a respeitar os pedestres que fazem a travessia.
O secretário Claudinei Galo destacou a importância de reforçar a cultura de segurança com os alunos. “Alcançamos 2 mil alunos das escolas municipais e particulares com o projeto ‘Na Pista Certa’ e levaremos o Teatro de Fantoche para mais estudantes da rede municipal. Nosso propósito é promover os conceitos básicos sobre a conduta adequada no trânsito para que esses ensinamentos façam parte da formação das crianças. Assim, fazemos com que eles compartilhem com seus pais esses conceitos e se preparem para se tornarem motoristas mais conscientes no futuro”, ressaltou o titular da pasta.