Na manhã desta quarta-feira, 19 de julho, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Ferraz de Vasconcelos resgatou 16 animais domésticos vítimas de maus-tratos no bairro da Vila Margarida. A ação contou com a participação das secretarias de Segurança Urbana, Meio Ambiente e Proteção Animal, bem como o Centro de Zoonoses, Vigilância Sanitária e a veterinária da Clínica Veterinária Municipal Ferrazense.
A guarda recebeu uma denúncia anônima que vários animais estavam há dias trancados em uma casa sem qualquer assistência de limpeza, alimentação e água. Após constatado o crime, o local foi preservado por uma viatura até a chegada das autoridades e pastas responsáveis. A proprietária do imóvel não foi encontrada para as devidas averiguações.
Considera-se como abandono e crime de maus-tratos a animais negligenciar aos pets o impedimento de manifestação de comportamento inerente à espécie, a saber: mantê-lo acorrentado, isolado, sem alimentação adequada, com más condições de higiene e saúde, dentre outros.
Ao todo, 16 animais foram encontrados no recinto (14 cães e um gato), infelizmente um cachorro foi encontrado sem vida e em estado de decomposição. Vale salientar que o local estava sujo e impróprio para criação.
Alguns animais estavam desnutridos, outros machucados, com ectoparasitas e doenças contagiosas como sarna e esporotricose (doença transmitida de animais para humanos). Após verificação do estado de saúde dos mesmos, pela veterinária que foi até o local, todos os pets foram resgatados e conduzidos para a Clínica Veterinária Municipal Ferrazense, no qual receberam todo atendimento e manobras necessárias para preservação da vida.
Vale ressaltar que é crime abandonar animal doméstico (Lei Federal n° 9.605/98) e que se o ato resultar na morte do pet estabelece multa e pena de detenção para até cinco anos para quem comete esse crime.
Para denúncias anônimas, basta entrar em contato pelos números 4679-4334 e 4677-3112.