A Patrulha Ambiental, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes, deteve, na tarde desta terça-feira (18/07), um homem acusado de crime ambiental no distrito de Biritiba Ussú. Ele foi flagrado suprimindo mata sem autorização para a construção de uma estrada particular. A ocorrência foi registrada na Delegacia do Meio Ambiente e o responsável ficou à disposição da Justiça.
As equipes da Guarda Municipal receberam uma denúncia anônima pela Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp) sobre desmatamento em uma região próxima à rodovia Mogi-Bertioga, no trecho que passa pelo distrito de Biritiba Ussú. Na altura do quilômetro 71,5 da via, foi detectada supressão de árvores com a utilização de máquina.
Os agentes entraram pelo caminho que estava sendo aberto e após cerca de 300 metros flagraram o homem utilizando uma máquina para a derrubada de árvores nativas e eucaliptos. Ele disse aos guardas municipais que estava abrindo uma estrada para a futura construção de uma residência no local e disse que era proprietário da área. Disse ainda que não possuía autorização legal para isso.
Ainda no local, foi realizada pesquisa junto à Secretaria Municipal de Urbanismo e constatado que o local que estava sendo desmatado se tratava de Área de Proteção e Recuperação de Mananciais – Alto Tietê Cabeceiras. Assim, a retroescavadeira que estava sendo utilizada para a derrubada das árvores foi apreendida pela Guarda Municipal.
Após o registro do boletim de ocorrência, a Polícia Civil realizou perícia no local e abriu inquérito para a investigação da ocorrência.
A Patrulha Ambiental da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes foi criada em 2021 e atua junto às áreas de proteção ambiental e de proteção permanente, em ações como orientação, prevenção e combate a ocorrências.
A população pode auxiliar neste trabalho com denúncias pelo telefone 153, da Central Integrada de Emergências Públicas (Ciemp), que atende 24 horas por dia.