Atividade foi realizada por quatro turmas do 5º ano da Escola Municipal Antônio Marques Figueira; no total, 140 estudantes participaram da iniciativa ao longo do semestre
Alunos da Escola Antônio Marques Figueira, na região central de Suzano, participaram ao longo do primeiro semestre de 2023 do projeto-piloto “Sons, Movimentos e Vozes – Caminhos para o Futuro”. A atividade, que foi realizada por aproximadamente 140 estudantes de quatro turmas matriculadas no 5º ano, consiste no estudo prático e teórico de instrumentos musicais para a formação de uma banda escolar. A previsão da Secretaria Municipal de Educação é de que ocorra uma apresentação musical e um desfile em 19 de agosto, visando celebrar o aniversário de 70 anos da unidade de ensino.
A iniciativa é intermediada pelo vereador Artur Takayama e conta com apoio da banda Lira Suzanense. De acordo com a pasta, um dos principais objetivos é de que o projeto seja ampliado com o propósito de beneficiar crianças do 1º e 2º ano, com aulas de canto e coral, e do 3º e 4º, com instruções de dança. A ação vem ganhando notabilidade e destaque pela grande habilidade, desempenho, interação e facilidade no manejo dos instrumentos apresentados pelos participantes.
O projeto foi iniciado em fevereiro e os estudantes realizaram a primeira apresentação em 2 de abril, no Pavilhão da Cultura Afro-Brasileira Zumbi dos Palmares, localizado no Parque Municipal Max Feffer, data marcada pela comemoração do aniversário de 74 anos de emancipação político-administrativa de Suzano.
Atualmente as aulas ocorrem às quartas e quintas-feiras, sendo que cada turma realiza as atividades durante o período de uma hora. O primeiro grupo de alunos participa das 7h30 às 8h30, enquanto o segundo é atendido das 8h45 às 9h45. As duas turmas restantes são acompanhadas no período vespertino: das 13h30 às 14h30 e entre 14h45 e 15h45. Durante as ações, os estudantes recebem orientações acerca do uso de instrumentos como bumbo, caixa, surdo e prato de marcha, trompete, flauta transversal, trompete, trombone, bombardino.
De acordo com o secretário Leandro Bassini, a educação musical é uma ferramenta capaz de auxiliar diretamente no aprendizado dos alunos. “Por meio desta iniciativa, os estudantes podem desenvolver diversas habilidades fundamentais nesta fase da vida, como desenvolvimento psicomotor, cognitivo, criativo e, até mesmo, linguístico. É extremamente gratificante saber que os participantes vêm demonstrando um grande interesse por esta ação, sem dúvidas é possível surgir grandes talentos no futuro”, afirmou o chefe da pasta.
Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano