Inaugurado em 2019, a unidade localizada na região norte promove atualmente o acolhimento de 50 munícipes com mais de 60 anos
O Centro Dia do Idoso (CDI) Joaquim Pinto Filho, situado na região norte de Suzano, completou na quinta-feira da semana passada (13/07) quatro anos de atendimento. Na oportunidade, foi promovida uma iniciativa especial destinada aos usuários da unidade e seus familiares, que envolveu uma festa com a temática dos anos 1960, além de ações de exibição gratuita de filmes e um arraial. No total, desde sua inauguração, o centro já realizou a matrícula de 153 idosos, que foram assistidos de forma contínua. Atualmente, o acompanhamento é direcionado a 50 moradores com mais de 60 anos semi-dependentes que possuem um laudo médico comprobatório atestando a condição.
O equipamento é gerenciado pela Associação Assistencial à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae) por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e foi inaugurado com apoio do programa “São Paulo Amigo do Idoso” do governo do Estado.
O centro é referência em relação ao trabalho oferecido no fortalecimento de vínculos aos idosos que residem na cidade, sendo um espaço dedicado à socialização, à promoção de atividades físicas, psicossociais e culturais. O principal objetivo do acolhimento é a inclusão social e o rompimento da vulnerabilidade social, ao passo que o convívio com os familiares e comunidade seja estimulado.
Com este foco, a unidade ainda promove atividades pedagógicas, fisioterapêuticas, produção de artesanato, experimentos sociais, jogos, brincadeiras, passeios, alfabetização, inclusão digital por meio do projeto “Conecta CDI”, orientação nutricional, além de palestras e orientações nas demais áreas da saúde e bem-estar.
De acordo com o secretário Geraldo Garippo, o equipamento contribui diretamente com a inclusão social do público da melhor idade. “Buscamos promover diversas atividades visando alcançar e proporcionar um melhor convívio comunitário, além de prevenir o isolamento e aumentar a sociabilidade. Com o CDI é possível fortalecer as ações associativas de modo em que seja oferecido cuidados ideais ao público desta faixa etária que tanto auxiliou no crescimento do nosso município”, afirmou o chefe da pasta.
Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, o espaço é de grande valia para o público da melhor idade semi-dependente. “Nosso objetivo é sempre ofertar um serviço de qualidade a todos os suzanenses. Fico feliz de ter entregue em 2019 um lugar de apoio, de inclusão e de assistência aos idosos, tornando-se hoje um espaço de referência. Agradeço a todos que apoiam o CDI”, concluiu.
Crédito das fotos: Divulgação/Secop Suzano