Já estão abertas as inscrições para a roda de conversa “Mulher Negra e Amamentação”, uma realização do Sesc SP, em parceria com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Coordenadoria de Cidadania e Inclusão Social. O bate-papo será promovido no dia 1º de agosto, a partir das 19 horas, no auditório do prédio-sede da Prefeitura. A atividade é gratuita, destinada a pessoas com idade a partir dos 16 anos e as inscrições devem ser feitas de forma online.
O objetivo da atividade é dialogar a respeito das potências e desafios da amamentação para a mulher negra. Para responder a essa indagação, será montada uma roda de conversa, em que participantes poderão falar e trocar experiências, no âmbito de seus corpos, seus trabalhos, criação de filhos, os impactos de todo esse contexto e o que se espera para o futuro.
A roda de conversa será comandada por Fê Lopes e Fabiana Araújo. Fê Lopes é psicóloga clínica, psicanalista, palestrante, podcaster e escritora. É formada pela PUC-SP/2005, pós-graduada em Psicanálise da Parentalidade e da Perinatalidade, pelo Instituto Gerar; bem como em Psicologia e Relações Étnico Raciais no Instituto Amma Psique e Negritude; Psicanálise da Criança pelo Sedes Sapientiae e em Psicologia Aplicada à Nutrição pela Unifesp. É ainda uma das idealizadoras da I Semana de Apoio à Amamentação Negra.
Já Fabiana Araújo é educadora física, mãe de três filhos e pós-graduada em Saúde Materno Infantil, com enfoque em amamentação. É também especialista em cuidados perinatais, laserterapeuta aplicada ao pós-parto, defensora do direito ao parto humanizado e defesa da maternidade. Ministra palestras sobre as pautas que acredita e atua diariamente em contato com gestantes e mães pela conscientização e luta pelo direito de parir, nascer e crescer com dignidade.
A atividade faz alusão ao 25 de julho, que é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data relembra o marco internacional de luta e resistência da mulher negra para reafirmar a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero.
No Brasil, a data também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi um líder quilombola de destaque que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança.
Serviço
Roda de conversa Mulher Negra e Amamentação – Com Fê Lopes e Fernanda Araújo
Data: 01/08, terça-feira
Horário: das 19h às 21h
Local: Auditório da Prefeitura de Mogi das Cruzes
Endereço: Avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, 277 – térreo – Centro Cívico
Inscrições abertas:
Público geral
Profissionais da Saúde