Solenidade com o prefeito Rodrigo Ashiuchi e o governador Tarcísio de Freitas contemplou 760 famílias do Jardim Europa e outras 320 do Parque Santa Rosa
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, e o governo do Estado de São Paulo oficializaram neste sábado (05/08) a entrega de 1.080 matrículas de unidades habitacionais, contemplando três conjuntos residenciais por intermédio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). A iniciativa garantiu a regularização fundiária dos empreendimentos “Suzano – A” (estrada Takashi Kobata, 850, Jardim Europa), “Suzano – B” (estrada Santa Mônica, 1.510, Parque Santa Rosa) e “Suzano – C” (estrada Santa Mônica, 1.490, Parque Santa Rosa) após 16 anos de espera. Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Ashiuchi recepcionou o governador Tarcísio de Freitas no Complexo Poliesportivo Paulo Portela, o Portelão, local da cerimônia.
A entrega das matrículas marca a titulação oficial dos apartamentos. Trata-se de um documento oficial, cedido pelo Cartório de Registro de Imóveis da cidade, que legaliza uma propriedade de modo a garantir o direito à moradia. A matrícula individualizada possui informações essenciais para a identificação jurídica do imóvel. A partir desse momento, o titular passa a ter acesso ao mercado formal de crédito, se habilita a reformar a unidade, comercializar seu imóvel ou transferi-lo para herdeiros, entre outras vantagens.
A cerimônia, que começou depois das 12h30, foi marcada pela entrega simbólica de cinco documentos a mutuários contemplados. Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Branco, a entrega de mais de mil títulos é reflexo do trabalho feito em todo território paulista. “A regularização fundiária é uma etapa vital do processo de consolidação de um município, por isso estamos muito felizes com este momento. Ressalto a parceria do prefeito Rodrigo Ashiuchi e sua equipe pois, sem eles, este dia histórico não seria possível”, confirmou.
Em sua fala, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), o deputado André do Prado, pontuou que o avanço testemunhado em Suzano é notável. “Essa é uma cidade de trabalhadores, que vêm transformando o município com obras e entregas históricas, algo possível graças ao prefeito Rodrigo Ashiuchi e todo seu time. Parabenizo as famílias e, mais uma vez, ressalto o esforço desta gestão pelo povo suzanense”, destacou.
Por sua vez, o governador Tarcísio celebrou as entregas. “Garantir esses documentos é fruto de muito trabalho. Por isso cumprimento o prefeito Rodrigo Ashiuchi, todo seu secretariado e a Câmara Municipal, além do apoio dos deputados para mais esse passo importante do governo do Estado com as famílias paulistas”, disse.
Já Ashiuchi ressaltou que a conquista de um sonho não tem preço, sobretudo quando a dignidade das famílias está envolvida. “Junto do governador Tarcísio, do presidente da Alesp, André do Prado, e com todos que se empenham diariamente, estamos vivendo este momento histórico. Estamos entregando muito mais que uma folha, pois esse papel representa a dignidade adquirida, um documento que finda uma luta vivida por cada família contemplada neste sábado”, afirmou o prefeito, agradecendo também o secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, e o diretor de Habitação de Suzano, Miguel Reis.
Compromissos
Durante discurso, o governador reforçou o compromisso da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) com a conclusão das obras de ampliação do sistema de coleta de esgoto na avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66). Na última semana, a concessionária de serviço público informou que os dois últimos poços da obra serão fechados até o final deste mês.
Outro ponto importante destacado pelo chefe do Poder Executivo paulista foi quanto à abertura do Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), com previsão para setembro, conforme também reafirmado em oportunidade anterior. Em coletiva de imprensa, Tarcísio ainda atualizou os jornalistas da região quanto às expectativas para a construção do polo suzanense da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec) e da alça de acesso ao Trecho-Leste do Rodoanel Mário Covas (SP-21).
Presenças
Na oportunidade, estiveram presentes a primeira-dama e presidente do Fundo Social, Larissa Ashiuchi, e os secretários municipais Pedro Ishi (Saúde), Alex Santos (Governo), André Chiang (Meio Ambiente), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Leandro Bassini (Educação), Samuel Oliveira (Manutenção e Serviços Urbanos), Arnaldo Marin Junior (Esportes e Lazer), Itamar Viana (Planejamento e Finanças), Cintia Renata Lira (Administração), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social), assim como o chefe de Gabinete e secretário de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva.
O Poder Legislativo municipal também marcou presença com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Joaquim Rosa, e dos parlamentares suzanenses Artur Takayama; Jaime Siunte; Gerice Rego Lione; José de Oliveira Lima, o Zé Oliveira; Marcel Pereira da Silva, o Marcel da ONG; Lazario Nazaré Pedro, o Lázaro de Jesus; Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; André Marcos de Abreu, o Pacola; Edirlei Junio Reis, o Professor Edirlei; e Givaldo Freitas do Santos, o Baiano da Saúde.
Por fim, ainda participaram da solenidade o prefeito de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues; os deputados Marco Bertaiolli (federal) e Thiago Auricchio (estadual); a secretária-executiva do Programa Cidade Legal, Candelária Reyes; o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação, José Police Neto; e a secretária adjunta de Habitação de Mauá, Eliana de Almeida Caldeira.
Créditos das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano e Glaucia Paulino/Secop Suzano