Iniciativa contra o descarte irregular de resíduos de construção civil faz parte do programa “Caçamba Verde”; ação teve apoio do Grupamento de Proteção Ambiental
Uma caçamba foi apreendida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na sexta-feira da semana passada (28/07) durante operação realizada contra o descarte de resíduos de construção civil em locais irregulares. A atividade foi executada na rua Alfredo Batista Pizolato, no bairro Vila Figueira, e recebeu o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA).
As ações foram conduzidas por fiscais ambientais que, na ocasião, informaram o contratante da caçamba acerca da Lei Complementar Municipal 291/2016 que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para os geradores, a coleta, o transporte e o encaminhamento final do resíduos da construção civil com caçamba em Suzano. Além disso, foi entregue uma notificação solicitando o comparecimento do proprietário da empresa de transporte de resíduos junto à pasta de Meio Ambiente suzanense.
A destinação correta do material recolhido ficará a cargo da empresa notificada, que deverá encaminhar os itens a uma área aprovada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Caso as exigências legais não sejam cumpridas, os donos da caçamba podem ser multados.
O combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil faz parte do programa “Caçamba Verde”, um sistema de rastreamento de transportadores (caçambeiros) que são cadastrados junto à prefeitura para manter um procedimento de descarte seguindo normas pré-estabelecidas. Por meio deste controle, o transportador disponibiliza a caçamba ao munícipe e emite o Cadastro de Transporte de Resíduos Eletrônico (CTR), documento que garante a entrega dos materiais a um destino devidamente regularizado. As empresas regularizadas podem ser encontradas por meio do link bit.ly/como-destinar-seus-residuos.
Outras ações deste tipo já haviam sido realizadas ao longo do ano, como é o caso da apreensão feita em 23 de junho nas ruas Quinze de Novembro e 27 de Outubro, na região central. A mesma atividade também foi efetuada em 21 de julho, nas ruas 42 e Benedito da Silva Pinto, nos bairros Sesc e Cidade Miguel Badra, situados na região norte.
O secretário André Chiang destacou que ações que garantem a limpeza urbana e a preservação do meio ambiente na cidade continuarão sendo executadas. “Seguiremos efetuando fiscalizações regularmente para que esta infração seja cada vez menor. Descartar entulhos e outros tipos de resíduos em locais inapropriados traz diversas consequências negativas, como transbordamentos de rios e riscos para a saúde. Vamos continuar este trabalho de conscientização e batalhar por uma cidade cada vez mais verde”, afirmou o chefe da pasta.
Os suzanenses também podem contribuir para combater o despejo irregular de resíduos denunciando esta atividade por meio do telefone 0800-774-2007 da Ouvidoria Municipal.
Crédito da foto: Divulgação/Secop Suzano