InícioRegiãoCaçamba irregular é apreendida na Vila Figueira

Caçamba irregular é apreendida na Vila Figueira

Iniciativa contra o descarte irregular de resíduos de construção civil faz parte do programa “Caçamba Verde”; ação teve apoio do Grupamento de Proteção Ambiental

Uma caçamba foi apreendida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente na sexta-feira da semana passada (28/07) durante operação realizada contra o descarte de resíduos de construção civil em locais irregulares. A atividade foi executada na rua Alfredo Batista Pizolato, no bairro Vila Figueira, e recebeu o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA).

As ações foram conduzidas por fiscais ambientais que, na ocasião, informaram o contratante da caçamba acerca da Lei Complementar Municipal 291/2016 que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para os geradores, a coleta, o transporte e o encaminhamento final do resíduos da construção civil com caçamba em Suzano. Além disso, foi entregue uma notificação solicitando o comparecimento do proprietário da empresa de transporte de resíduos junto à pasta de Meio Ambiente suzanense.

A destinação correta do material recolhido ficará a cargo da empresa notificada, que deverá encaminhar os itens a uma área aprovada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Caso as exigências legais não sejam cumpridas, os donos da caçamba podem ser multados.

O combate ao descarte irregular de resíduos da construção civil faz parte do programa “Caçamba Verde”, um sistema de rastreamento de transportadores (caçambeiros) que são cadastrados junto à prefeitura para manter um procedimento de descarte seguindo normas pré-estabelecidas. Por meio deste controle, o transportador disponibiliza a caçamba ao munícipe e emite o Cadastro de Transporte de Resíduos Eletrônico (CTR), documento que garante a entrega dos materiais a um destino devidamente regularizado. As empresas regularizadas podem ser encontradas por meio do link bit.ly/como-destinar-seus-residuos.

Outras ações deste tipo já haviam sido realizadas ao longo do ano, como é o caso da apreensão feita em 23 de junho nas ruas Quinze de Novembro e 27 de Outubro, na região central. A mesma atividade também foi efetuada em 21 de julho, nas ruas 42 e Benedito da Silva Pinto, nos bairros Sesc e Cidade Miguel Badra, situados na região norte.

O secretário André Chiang destacou que ações que garantem a limpeza urbana e a preservação do meio ambiente na cidade continuarão sendo executadas. “Seguiremos efetuando fiscalizações regularmente para que esta infração seja cada vez menor. Descartar entulhos e outros tipos de resíduos em locais inapropriados traz diversas consequências negativas, como transbordamentos de rios e riscos para a saúde. Vamos continuar este trabalho de conscientização e batalhar por uma cidade cada vez mais verde”, afirmou o chefe da pasta.

Os suzanenses também podem contribuir para combater o despejo irregular de resíduos denunciando esta atividade por meio do telefone 0800-774-2007 da Ouvidoria Municipal.

Crédito da foto: Divulgação/Secop Suzano

Publicações Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Populares

Últimos Comentários

Leonardo sobre De mulher para Mulher
Tatiane Alves dos Santos sobre De mulher para Mulher